Título: Rede privada vai adotar o cartão-dengue
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 29/03/2008, Rio, p. 25
Internações nos hospitais particulares aumentaram 20%
Os hospitais da rede privada vão participar das ações de combate à epidemia de dengue e adotarão o cartão de acompanhamento da doença, assim como os mesmos protocolos de atendimento aos pacientes utilizados nas unidades públicas. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, após encontro com representantes de hospitais e operadoras de planos de saúde. Uma das medidas que devem ser implantadas pelos particulares é a abertura de pontos de hidratação para reduzir o tempo de espera dos pacientes.
Segundo o presidente da Federação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ) e da Confederação Nacional de Saúde (CNS), José Carlos de Souza Abrahão, a procura pelo atendimento de emergência em hospitais particulares tem aumentado. Levantamento da federação em 40 das cem clínicas e hospitais privados conveniados mostra que, entre os dias 21 e 27, a quantidade de pacientes foi 50% maior, chegando, em algumas unidades, a dobrar. Em apenas uma semana, houve um aumento de 20% do total de doentes que precisaram ser encaminhados para internação nesses estabelecimentos.
Por conta da demanda, muitas unidades, segundo Abrahão, aumentaram em até 30% o seu efetivo, contratando médicos, enfermeiros e recepcionistas:
- Queremos agilizar e melhorar a qualidade dos atendimentos. O momento de tensão é geral, tanto por parte dos pacientes e seus familiares, quanto por parte dos profissionais de saúde. Nossas equipes estão trabalhando sob altos índices de estresse. Este cenário está, inclusive, dificultando novas contratações, pois não é todo mundo que se submete a trabalhar sob essas condições.