Título: Rodízio no Senado
Autor:
Fonte: O Globo, 30/03/2008, O Globo, p. 2
Para fazer o Senado trabalhar, e reduzir a obstrução da oposição, seu presidente, Garibaldi Alves (PMDB-RN), decidiu que os relatores das medidas provisórias serão nomeados por rodízio. Ele vai bater o martelo na terça. A proposta que enviou aos partidos é a seguinte: três relatorias para a oposição, duas para o PMDB, duas para o bloco do governo, uma para o PDT e uma para o PTB.
Sobrou PAC até para a oposição
O presidente Lula vai bater o bumbo em obras do PAC no Rio Grande do Sul esta semana. Ele vai supervisionar obras de saneamento em bairros populares em Porto Alegre e Santa Maria. Nos dois eventos, estará ao lado da governadora tucana Yeda Crusius e, na capital, subirá ao palanque o prefeito José Fogaça (PMDB). Os petistas estão se contorcendo. O Planalto já está articulando atos semelhantes com o governador José Serra (SP) e o prefeito Gilberto Kassab.
O Ciro Gomes não quer ser candidato para perder. Já perdeu duas. Ele quer participar de um projeto de poder" - Eduardo Campos, governador (PE)
Legenda da foto: AUDIÊNCIA. A cantora Fernanda Takai aproveitou show em Brasília, quinta-feira, para fazer um apelo. Queria saber se havia alguém na platéia ligado ao ministro da Cultura, Gilberto Gil. Ela queria saber se ele gostou da versão que fez de "Lindonéia". Prometeu até um autógrafo ao portador do recado. De público, ninguém se manifestou. Na foto, Gil na abertura de exposição na Câmara dos Deputados em homenagem a Gonzagão.
Bala perdida
O PMDB de Nova Iguaçu foi alvejado pela aliança PT-PMDB no Rio. O programa de propaganda eleitoral de TV que se vê na Baixada é o da capital. Nele, o PMDB vai pedir voto para o número 13 e vai acabar ajudando o prefeito Lindberg Farias.
A candidatura de Miro Teixeira
Está em curso uma nova articulação para a sucessão do prefeito Cesar Maia. O deputado Miro Teixeira (PDT) está sendo estimulado a concorrer. Com a epidemia de dengue, muitos lembram do alerta que fez, ainda no governo FH, sobre os riscos da demissão dos chamados mata-mosquitos. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, conversou com Miro sobre a candidatura, que é apoiada com entusiasmo por Ciro Gomes (PSB-CE).
Os prefeitos bons de voto em outubro
Os prefeitos de capital com maiores índices de aprovação, de acordo com pesquisa Criterium/PCdoB, são: Silvio Mendes (PSDB), de Teresina, com 86%; João Paulo (PT), de Recife, com 79%; Fernando Pimentel (PT), de Belo Horizonte, com 77%; e Luizianne Lins (PT), de Fortaleza, com 62%. Esses prefeitos são os que têm maior capacidade de transferência de voto. O saldo (diferença entre se aumenta ou diminui as chances de voto) em caso de apoio a algum candidato é: João Paulo, 40; Silvio Mendes, 39; Fernando Pimentel, 24; e Luizianne Lins, 6. O Criterium ouviu 5.251 pessoas entre os dias 16 e 19 de fevereiro em dez capitais.
O TUCANO Otávio Leite (RJ) vai propor ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que adote rodízio na nomeação de relatores de medidas provisórias, a exemplo do que o Senado está fazendo.
O PRESIDENTE do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), se reúne com os presidentes dos diretórios regionais amanhã e depois para tratar de eleições municipais. O PP vai liberar os candidatos para alianças com partidos que apóiam ou fazem oposição ao governo Lula.
O DEPUTADO Osmar Serraglio (PMDB-PR) quer disputar a presidência da Câmara. Seria um candidato avulso, concorrendo com o presidente de seu partido, Michel Temer (SP).
De olho na herança
O presidente Lula quer eleger o sucessor, mas faz questão de manter uma boa relação com os governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). Quer evitar, em caso de vitória da oposição, que o sucessor detone sua gestão.