Título: Ministro é acusado de favorecer ONGs
Autor: Camarotti, Gerson; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 30/03/2008, O País, p. 8
Cobrança é feita por pedetistas, durante reunião do partido
BRASÍLIA. Na reunião do PDT, de segunda-feira passada, o dirigente Jorge Vieira foi direto na cobrança, segundo relatou depois. O teor foi confirmado por outros participantes.
- Reclamei em nome dos candidatos a vereador do PDT, pois os convênios para capacitação profissional estavam concentrados em poucas ONGs. Só as grandes, com capacidade de atender a mais de 800 jovens, poderiam fechar convênio. O formato do edital não permitia convênio com ONGs pequenas. Há uma grita dos nossos candidatos a vereador. Como era uma reunião política, a gente fez uma queixa política - disse Vieira.
Segundo o relato de Vieira, o ministro Carlos Lupi disse na ocasião que o edital seguia critérios técnicos. Ainda assim, ouviu pedetistas denunciaram que os convênios iriam ajudar duas ONGs ligadas a pessoas próximas a ele. A licitação ocorreria horas depois, na sede da Fundação Oscar Rudge, e confirmou a previsão dos pedetistas.
Entre as entidades vencedoras, estava a Sociedade de Educação e Assistência de Realengo, ligada à Faculdade São José. A instituição é da família do vereador Charbel Zaib (PDT). Antes de assumir o ministério, Lupi foi lotado no gabinete de Charbel.
"Lupi está constrangendo o partido", diz Vivaldo
Segundo três pedetistas ouvidos pelo GLOBO, a instituição foi representada no processo de licitação pelo chefe de gabinete de Charbel Zaib, Marcelo Guimarães. O grupo de aliados de Lupi venceu a concorrência para treinar 800 jovens na Zona Oeste do Rio.
- O ministro Lupi terá que tomar providência. Isso é um escândalo. É um favorecimento político claro em benefício de aliado. Isso vai ter uma repercussão muito negativa, já que foi uma licitação direcionada para favorecer o vereador Charbel. Essa não é a prática do PDT - denunciou o ex-deputado Clemir Ramos (PDT-RJ), que participou da reunião e da licitação.
Procurado pelo GLOBO na sexta-feira, o vereador Charbel Zaib (PDT) confirmou que a Faculdade São José pertence a seus familiares, mas disse que não controla as ações da instituição. Sobre a presença de seu chefe de gabinete na licitação, disse que ele defende interesses de várias faculdades.
- O Lupi está constrangendo o partido. Na prática, continua mandando no PDT. O atual presidente, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), está no comando do partido somente como fachada - criticou o ex-deputado Vivaldo Barbosa (PDT-RJ), integrante do diretório nacional.
Vieira da Cunha assumiu a responsabilidade, mas admitiu que fala diariamente com Lupi:
- Temos conversado todos os dias. Ontem (terça-feira), estivemos juntos num programa de TV sobre questões trabalhistas.
Procurado pelo GLOBO, o ministro Lupi não retornou.