Título: Flex, a antiga Varig, estréia com vôo para Salvador
Autor: Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 30/03/2008, Economia, p. 37

Miguel Dau deixará o cargo de gestor judicial da empresa amanhã. Gerente de RH da companhia assumirá função

O vôo inaugural da Flex Linhas Aéreas, companhia que faz parte da Varig antiga, em recuperação judicial, que decolou ontem do aeroporto Santos Dumont, no Rio, com destino a Salvador, marcou também a saída do gestor judicial da Varig, Miguel Dau. Ele, que pilotou a aeronave, um Boeing 737-300, confirmou que deixará o cargo amanhã, depois de quase dois anos à frente da antiga Varig, após a aprovação do plano de recuperação judicial da empresa pelos credores.

Apesar de não ter confirmado oficialmente sua ida para a nova empresa de David Neelman, fundador da Jet Blue, a informação é que o executivo assumirá a vice-presidência operacional da companhia, ainda sem nome. Na chegada a Salvador, a aeronave recebeu um ¿batismo¿: carros de bombeiros lançaram jatos de água na fuselagem, comemorando o primeiro vôo.

¿ Deixo a empresa na segunda-feira (amanhã). Considero minha missão cumprida com a certificação da Flex. No dia 17 de abril, haverá uma assembléia para aprovar a escritura de debêntures da empresa e o nome do meu substituto na gestão judicial ¿ disse Dau.

Vôos regulares dependem de autorização da Anac

Aurelio Penelas, gerente de RH da Flex, ocupará o cargo de gestor judicial da antiga Varig. Ele assumirá quase ao fim do período de recuperação judicial da antiga Varig. O prazo termina dia 17 de julho e, segundo Dau, o que acontecerá com a antiga Varig a partir desta data dependerá dos credores. Ele não quis comentar a possibilidade de a Fundação Ruben Berta retomar o poder e assumir a empresa. A Fundação foi afastada da gestão pela Justiça, mas, a partir de 18 de julho, poderá retomar seu papel anterior por ser acionista majoritária.

O juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo de recuperação judicial da Varig, também não comentou a possível volta da Fundação Ruben Berta à companhia. Para ele, as diretrizes do planos de recuperação judicial foram estabelecidas e devem ser cumpridas.

Dau considerou o vôo inaugural histórico e disse que poucas vezes na carreira passou por emoção semelhante. Segundo ele, a companhia está estruturada para fazer operações regulares de vôo, mas depende de autorizações da Anac. A Flex já tem autorização para vôos charter (fretamento) e negocia, segundo ele, cerca de 40 contratos, entre eles os de fretamento dos times do Flamengo e São Paulo.

Dau, entretanto, alerta que é preciso ter capital de giro:

¿ Estamos esperando o dinheiro de ajustes de contas com a VarigLog e Varig. Somados, são R$80 milhões.

Empresa negocia compra de dois aviões da Boeing

Ele acrescentou que a Flex negocia um novo Boeing 767 com a empresa Euroatlantic. Um segundo 737-300 está sendo negociado para operações regulares. Segundo o diretor da Anac, Alemander Pereira, as autorizações para charters já foram dadas e, em uma semana, sairá outra, para vôo regular.

O ministro da Previdência, Luiz Marinho, disse, durante o evento de inauguração da empresa, já em Salvador, que ¿forças ocultas¿ quase impediram que o plano de recuperação tivesse andamento, sem, no entanto, dar maiores detalhes.

(*) A repórter viajou a convite da Flex Linhas Aéreas