Título: Nova dimensão
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 01/04/2008, O Globo, p. 2

A cúpula do PT vai abençoar a aliança PT-PSDB para apoiar a candidatura de Márcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte. Fará isso porque conseguiu bloquear o projeto inicial da dobradinha Aécio Neves-Fernando Pimentel. O tucano apoiaria Pimentel para o governo em 2010 e, em contrapartida, os petistas mineiros marchariam com Aécio na eleição presidencial. O sonho acabou.

Alckmin coloca seu bloco na rua

Agora que não há mais risco no PSDB de que alguém tente impedir a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à prefeitura de São Paulo, seus aliados saíram em campo na última semana para buscar apoios em outros partidos. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), conversou com o ministro Carlos Lupi (Trabalho) em busca do apoio do PDT. O líder na Câmara, deputado José Aníbal (SP), se reuniu com o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia. Alckmin andou conversando com o presidente do PV, José Luiz Penna. Falta saber o que fará o PPS. O partido é alinhado ao governador José Serra.

Alguém quer ver o circo pegar fogo" - Sibá Machado, senador (PT-AC), sobre o dossiê com os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Legenda da foto: LOVE, LOVE, LOVE. Eles travaram uma guerra de bastidores na nomeação do presidente da Eletrobrás. Agora o senador José Sarney (PMDB-AP) faz questão de apoiar a ministra Dilma Rousseff. "Liguei hoje para a ministra Dilma para dizer que estou solidário. Ela é vítima de uma campanha injusta e seria incapaz de fazer coisas secundárias, sobretudo em se tratando de Ruth Cardoso, cuja integridade é reconhecida por todos", disse.

Em suspenso

As articulações para as eleições de Florianópolis estão paradas, esperando o TSE julgar a cassação do governador Luiz Henrique. O cargo poderá ser ocupado por Esperidião Amin (PP). Assim, Ângela Amin (PP) ficaria inelegível.

Oposição insiste nos gastos de Lula

Os documentos previstos para chegar hoje à CPI do Cartão Corporativo são referentes aos gastos de ministros e seus assessores diretos, como secretários-executivos e chefes-de-gabinete com cartões corporativos e contas tipo B desde 1998. A comissão receberá uma montanha de papel. Os governistas acham que isso reduzirá a pressão por documentos sobre os gastos do presidente Lula, mas a oposição vai insistir.

Fim da aliança DEM-PMDB: foi a dengue

Desfeito o mistério. O presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB), desistiu da aliança com o DEM para a prefeitura do Rio porque chegou à conclusão que a epidemia da dengue é fatal para a candidatura de Solange Amaral. Depois, ficou fácil para o governador Sérgio Cabral convencê-lo de que o melhor é apoiar Alessandro Molon. Se Cabral for o vice da chapa petista na sucessão de Lula, o PMDB terá que ter um novo candidato ao governo estadual.

PACIENTES e entidades que querem aprovação do uso de células-tronco para pesquisa vão abraçar o Supremo Tribunal Federal no sábado. A manifestação vai marcar um mês do pedido de vista do processo, feito pelo ministro Carlos Alberto Direito.

NOVOS tempos na relação PT-PSDB no Rio Grande do Sul. O PT votou a favor, na Assembléia Legislativa, da rolagem de dívida R$1 bilhão negociada entre a governadora Yeda Crusius e o Banco Mundial.

O SECRETÁRIO de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, enviou e-mail dizendo que continua apoiando a candidatura de Carlos Lessa para a prefeitura do Rio.

Paz e amor

O governador José Serra andou dizendo a aliados que não pretende fazer campanha contra o presidente Lula em 2010. Confidenciou que sua linha é a mesma de Aécio Neves: "Vou dizer o que vou fazer depois do governo Lula".