Título: Datafolha: Serra é favorito para 2010
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2008, O País, p. 8

Tucano tem até 38% de intenções, 16 pontos à frente de Ciro; PT fica em 4º

Legenda da foto: O GOVERNADOR José Serra, ao lado de funcionário, participa do lançamento de campanha contra a dengue na Zona Oeste de São Paulo

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 16 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), na corrida pela sucessão presidencial em 2010. Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo", Serra aparece como favorito nos três cenários em que é apresentado como o candidato do PSDB, com taxas que variam de 36% a 38% de preferência do eleitorado pesquisado.

O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fica em quarto lugar em seis diferentes cenários. Entre os petistas, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, aparece como mais forte, em quarto lugar, com 8%, quando Serra está na disputa. Nesse cenário, Serra tem 36%; Ciro, 20%; e Heloísa Helena (PSOL), 12%.

O diretor-presidente do Datafolha, Mauro Paulino, diz, porém, que a grande popularidade do presidente Lula deve provocar uma mudança no cenário com sua entrada em cena.

- O ator principal, que é o Lula, ainda não entrou no jogo. A partir do momento em que ele defender um nome do PT, esse tabuleiro tende a mudar - afirma Mauro Paulino.

Ciro Gomes, que é da base aliada de Lula, perde para Serra em três cenários projetados pelo Datafolha - 36% a 20% com Marta Suplicy (que marca 8%), 38% a 20% com Dilma Rousseff (que faz 3%) e 38% a 21% com Patrus Ananias (1%).

No cenário em que Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Ciro está na frente: 28% a 14%, ainda com 17% para Heloísa Helena e 11% para Marta; 31% a 15%, com 19% para Heloísa e 4% para Dilma; e ainda 32% a 15%, com 20% para Heloísa e 1% para Patrus.

O Datafolha ainda apresentou aos entrevistados um quadro com Serra e Aécio concorrendo à Presidência. Em primeiro ficou Serra (34%), seguido por Ciro (20%), Heloísa Helena em terceiro (14%) e Aécio em quarto (12%). Neste cenário não há candidato do PT.

O instituto ouviu 4.044 pessoas entre 25 e 27 de março.

Lula tem índice recorde de aprovação: 55%

Em pesquisa também divulgada ontem pela "Folha", o Datafolha registrou recorde de aprovação do governo do presidente Lula: 55% de aprovação, maior taxa obtida em seu mandato. É a maior taxa desde que o Datafolha começou a fazer pesquisas nacionais de avaliação do governo federal, em 1990. O percentual é próximo ao que Lula conseguiu no fim de outubro de 2006, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial, quando 53% consideravam seu governo ótimo ou bom.