Título: PMDB com Dilma
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 02/04/2008, O Globo, p. 2

Os ministros e líderes do PMDB no Congresso decidiram organizar um jantar para dar apoio à ministra Dilma Rousseff. A manifestação foi decidida pelo presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima. Eles consideram positivo, para o partido, associá-lo à ministra símbolo do PAC. "Esse dossiê do cartão tem eco zero na sociedade", declarou o ministro.

PSDB apostando na guerra

O PSDB vai levar a CPI mista do Cartão Corporativo até o limite, para deixar cristalizado que a base governista não vai permitir a divulgação dos gastos do presidente Lula. Radicalizando, os tucanos vão levar esse debate e a polêmica em torno da ministra Dilma Rousseff para o plenário do Senado, com o intuito de constranger lideranças do PT, e não só a tropa de choque que compõe a CPI. Mas os tucanos estão divididos sobre a criação de uma CPI só do Senado. Ontem, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que não se deve "gerar falsas expectativas" porque "a correlação de forças no Senado não será diferente da CPI Mista".

Se não tivermos acesso aos documentos do TCU sobre os gastos da Presidência é melhor fechar o Congresso" - José Nery, senador (PSOL-PA)

Legenda da foto: NOVO LAR. O governador José Roberto Arruda (DF) entrega hoje ao presidente Lula as chaves do Palácio do Buriti. Será nesse prédio, de dois andares, que Lula vai despachar de agosto até dezembro de 2009. Nesse período, o Palácio do Planalto passará por uma reforma. A nova sede do governo fica no Eixo Monumental, uma das vias mais movimentadas da cidade, e será adaptada nos próximos quatro meses.

Acordo

O PMDB do Senado cedeu e um deputado do partido vai presidir a Comissão Mista de Orçamento. Hoje a comissão elege para a presidência o deputado Mendes Ribeiro (RS). O PMDB da Câmara ocupou o posto pela última vez em 1990.

O xadrez maranhense

A família Sarney e o governador Jackson Lago (PDT-MA) têm feito gestos de aproximação. Mas como o processo de cassação de Lago continua tramitando, não há possibilidade de apoiarem um mesmo candidato nas eleições municipais. Mas, para 2010, num dos cenários, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disputaria o governo, enquanto Lago e a senadora Roseana Sarney (PMDB) concorreriam ao Senado, que terá duas vagas.

A Casa Civil está sob pressão

A oposição continua mirando na ministra Dilma Rousseff, por causa do dossiê com os gastos do presidente Fernando Henrique. O tiroteio só terá fim, acredita o ministro José Múcio (Relações Institucionais), se o governo punir o integrante da equipe da ministra que produziu o relatório e o vazou para a imprensa. Ontem, Múcio citou Shakespeare: "Quem se omite permite, quem permite é cúmplice". Na sua visão, o dossiê foi um tiro no pé, pois "a CPI estava morrendo".

O ITAMARATY está correndo para organizar a cúpula presidencial que vai criar a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O encontro, que deveria ter se realizado em Cartagena, na Colômbia, em março, foi remarcado para dia 19, no Rio de Janeiro.

PROTESTO do senador Osmar Dias (PDT-PR) contra os líderes partidários: "Eles estão restringindo a atuação dos demais senadores. Eles falam demais usando seus tempos de liderança e pedindo para falar invocando o artigo 14" (direito de resposta quando citado ofensivamente).

O MOTE da pré-campanha de Alessandro Molon, pela aliança PT-PMDB, para a prefeitura do Rio será o da parceria inédita entre os governos federal, estadual e municipal. O slogan vai sugerir que "estão todos juntos".

Categoria

O Senado deixou de ser o céu faz tempo. Ontem, mais uma vez um espetáculo de elegância na tribuna. O senador Mão Santa (PMDB-PI) referiu-se à ministra Dilma Rousseff assim: "Ele (Lula) diz que é a mãe do PAC... é a galinha cacarejadora".