Título: Lula: Dilma é vítima de leviandade clandestina
Autor:
Fonte: O Globo, 03/04/2008, País, p. 8

A MÃE DO PAC NA BERLINDA: "Isso é lamentável. Não quero acusar ninguém, porque é muito ruim você acusar sem saber"

Presidente diz que documentos foram roubados de um banco de dados, e admite que autor de dossiê pode não ser identificado

Luiza Damé e Eliane Oliveira

BRASÍLIA. Depois de escalar um time de aliados para blindar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu pessoalmente em sua defesa. Entre elogios à dedicação da ministra aos projetos do governo, Lula disse ontem que ela é vítima de uma chantagem política e de leviandade clandestina. O presidente afirmou não ter motivos para suspeitar de Dilma, e desdenhou do dossiê montado com dados sigilosos sobre o governo tucano, argumentando que o autor pensou ter encontrado uma ossada de dinossauro, mas era um osso de galinha.

- Não posso permitir em sã consciência que uma pessoa que tenha a história vivida da Dilma, que trabalha como a Dilma, que faz tanto pelo Brasil, seja vítima de uma leviandade clandestina. O governo tem vários papéis oficiais, e alguém pega o papel e transforma em dossiê. Não posso aceitar essa leviandade - disse Lula, após almoço com o presidente da Eslovênia, Danilo Türki, no Itamaraty.

Logo depois, voltou ao tema:

- A pessoa que tem a história da Dilma, que presta o serviço ao país que ela presta, não pode ser vítima de uma chantagem política de uma figura que eu não sei quem é, que roubou peça de um documento de um banco de dados e vendeu a idéia para alguém de que era um dossiê. Não posso ter um milésimo de suspeita contra a ministra, porque a conheço, sei da história dela e do serviço que ela presta ao país.

Minimizando o conteúdo do dossiê, Lula afirmou:

- A impressão que eu tenho é que alguém encontrou um osso de galinha e tentou vender para a imprensa que tinha encontrado uma ossada de dinossauro. Na hora em que for montado para saber de que tamanho era o dinossauro, vão perceber que era um franguinho.

Indagado como um clandestino poderia atuar no Planalto, disse:

- Se tivesse caráter não seria clandestino.

Lula disse estar tranqüilo, mas triste porque as pessoas que receberam o dossiê sabem quem vazou os dados. Afirmou que a investigação será feita, mas reconheceu que possivelmente não será identificado o responsável pelo vazamento:

- Possivelmente nunca saberemos quem foi que pegou documento de um banco de dados e vendeu como se fosse dossiê. Isso é lamentável. Não quero acusar ninguém, porque é muito ruim você acusar sem saber. Hoje tem jornais que já dizem que teve senadores que participaram disso. Eu ainda não li a matéria, mas acho lamentável.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 03/04/2008 04:04