Título: CGU acha irregularidades em licitações
Autor:
Fonte: O Globo, 03/04/2008, País, p. 9

Das 60 cidades investigadas, 55 apresentaram indícios de irregularidades

BRASÍLIA. A Controladoria Geral da União (CGU) encontrou indícios de irregularidades em 55 dos 60 municípios investigados por sorteio pelos técnicos do órgão. O recordista de problemas foi o município de Oeiras do Pará, onde os fiscais da CGU constataram problemas em todas as 31 licitações analisadas. Em muitos casos, ficou configurado o direcionamento de licitações para beneficiar empresas.

Também chamam a atenção as irregularidade em Campim Grosso (BA). Nesse município, os fiscais detectaram indícios de fraudes em três licitações, realizadas em 2005, para a execução de obras com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social no valor de R$300 mil.

Em uma dessas licitações, das três empresas convidadas, duas pertenciam a pessoas de uma mesma família: pai e filho. A empresa do filho venceu a disputa. Para reforçar a suspeita de conluio, a proposta de preço apresentada pela terceira empresa convidada continha os mesmos erros ortográficos existentes na proposta apresentada pela outra empresa derrotada.

Ainda na Bahia, no município de Fátima, a fiscalização da CGU verificou que a prefeitura simulou a realização de duas licitações, em 2002 e 2003, para aquisição de carteiras escolares e material didático, com recursos do Fundef. Em uma das licitações, os donos das três empresas convidadas eram irmãos.

Não tiveram problemas na área apenas os municípios de Fama (MG), Aparecida (PB), Santana de Parnaíba (SP), Mateiros (TO) e Guaíba (RS).