Título: Intervenção por consenso em Minas
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 03/04/2008, País, p. 10
BRASÍLIA. O diretório do PT de Belo Horizonte vai adiar a oficialização da aliança com PSDB e PSB para a disputa da prefeitura, inicialmente marcada para domingo. Para tentar atender a um apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que se encontre um candidato de entendimento entre os ministros mineiros do PT e do PMDB e o vice-presidente José Alencar (PRB), foi proposto o adiamento. Aliados do prefeito Fernando Pimentel, defensor da aliança, disseram que ele fará o gesto num sinal de boa vontade.
- A idéia é tentar ampliar o campo da aliança, trazendo o Alencar, o PMDB. Para quem ganhou com 85% dos votos, adiar é um gesto para aglutinar. O prefeito entendeu que deve fazer esse gesto - disse o secretário de Assuntos Institucionais do PT, o mineiro Romênio Pereira.
A aliança foi aprovada informalmente pelo diretório municipal petista no domingo. O PT quer apoiar o candidato do PSB, que tem a simpatia do governador Aécio Neves, o empresário Márcio Lacerda. Mas o nome encontra resistência entre os ministros petistas, como Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
Após encontro com o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, ontem, Pimentel reafirmou que a maioria defendeu a aliança, mas que não se discutiram nomes:
- A tese que defendemos está mantida. Nem no encontro com Lula nem no de hoje (ontem) isso foi modificado. Mas é razoável que a executiva analise essas alianças.