Título: Serra critica presidente e diz que ele está claramente em campanha
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 03/04/2008, País, p. 10

Governador diz que debate prematuro sobre sucessão é ruim para o país

Germano Oliveira

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), criticou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo ele, está "claramente" fazendo campanha e afirmou que isso prejudica o país. A oposição tem atacado o presidente por usar os palanques de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para fazer discursos eleitorais.

Serra condenou a atitude do presidente ao comentar as declarações do vice-presidente José Alencar, que anteontem defendeu um terceiro mandato para Lula:

- O governo federal está claramente em campanha. A declaração do (vice-presidente) José Alencar joga água nesse moinho. E não acho isso bom. Não é que isso é proibido. Na democracia, nada é proibido em matéria de se fazer declarações, estímulos etc. Eu me permito dizer que tudo é muito prematuro. E quem pode sair perdendo com isso é o Brasil - afirmou.

"O chão faltou" diz Serra, sobre sua indisposição

Serra (PSDB) afirmou ontem que já está recuperado do mal súbito que sofreu anteontem, durante uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes. Serra chegou a desmaiar, depois de sofrer uma ligeira queda de pressão. Ele disse em entrevista ontem, durante evento para a ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo, que o problema foi provocado depois que tomou o remédio Dramin, usado para a indisposição estomacal e enjôos. O governador contou que sentiu tontura e sono e o "chão faltou".

- O cuidado é de levantar. Tem que levantar devagarzinho, porque é uma coisa quase feminina o problema de pressão baixa. Eu prefiro ter problema de pressão baixa a de pressão alta. A minha normal é baixa: onze por sete - afirmou Serra.

- É igualzinha à minha - disse uma repórter, o que levou Serra a retrucar:

- Por isso que eu digo: é feminina.

O governador informou que dormira pouco na noite anterior, além de não ter se alimentado pela manhã, o que o teria deixado mais debilitado. Ele fez exames no Hospital Sírio-Libanês. Segundo ele, os resultados foram normais.