Título: Restrição a propaganda de cerveja recebe apoio
Autor:
Fonte: O Globo, 03/04/2008, País, p. 12
Entidades entregam abaixo-assinado defendendo projeto que está pronto para ser votado na Câmara
BRASÍLIA. Representantes de entidades não-governamentais, de defesa do consumidor e sociedades médicas entregaram ontem ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), um abaixo-assinado com cerca de 600 mil assinaturas em apoio à aprovação do projeto enviado pelo Executivo que restringe a propaganda de cerveja. A proposta muda o conceito de bebida alcoólica e inclui as que hoje são consideradas de baixo teor alcoólico, como a cerveja, na legislação que proíbe propaganda entre 6h e 21h.
O projeto, do Ministério da Saúde, foi enviado ao Congresso pelo presidente Lula com urgência urgentíssima e está pronto para ser votado em plenário, onde medidas provisórias trancam a pauta. Chinaglia disse que, por ser médico, apóia a causa, mas afirmou ser a favor de mais debates. Ele citou uma recomendação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) ao mercado publicitário para restrições a propagandas de bebidas. O Conar recomendou o aumento do tempo de exposição da mensagem de alerta nas campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas