Título: Cnbb pede punição para crimes contra criança
Autor: Farah, Tatiana ; Rebello, Aiuri
Fonte: O Globo, 03/04/2008, País, p. 13

O pior é que corremos o risco de nos acostumar com a violência¿, afirma bispo de Blumenau

Adauri Antunes Barbosa

INDAIATUBA (SP). O bispo de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino, lembrou ontem a palavra de Jesus Cristo contra as pessoas que fazem mal às crianças, ao comentar o aumento de casos de denúncias de maus-tratos a menores no país, em alguns casos até com assassinatos. O bispo, que é contra a pena de morte, lembrou que Jesus, segundo a Bíblia, recomendou que fossem atirados ao mar os que faltam com o respeito às crianças.

¿ Sou contra a pena de morte, que considero uma pena absurda. Mas, no caso de maus-tratos às crianças, lembro as palavras de Jesus na Bíblia; `Quem escandaliza uma criança, que se amarre uma pedra no pescoço e se jogue ao mar¿ ¿ disse dom Angélico, na 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que está sendo realizada na localidade de Itaici, em Indaiatuba, a cerca de 120 quilômetros da capital paulista.

Dom Angélico, de 75 anos, defende o conceito de que a vida é sagrada, por isso considera um farisaísmo atitudes de violência noticiadas na mídia, que impressionam muito, segundo ele, pelo horror cometido.

¿ Quando uma pessoa, uma mulher, acorrenta uma criança, um adolescente, isso é um horror. O pior é que nós corremos o risco de nos acostumar com a violência, sexual, afetiva, que acontece contra as crianças de todas as categorias e condições sociais, com o espancamento de crianças. O maior número de violências acontece dentro dos lares. Por outro lado, quais são as condições socioeconômicas e afetivas em que as famílias estão imersas? E as grandes vítimas acabam sendo as crianças ¿ refletiu.