Título: Serra desmaia e cai durante solenidade
Autor: Oliveira, Germano
Fonte: O Globo, 02/04/2008, O País, p. 8

Governador teve queda de pressão arterial, segundo assessores, por causa de gastrite

SÃO PAULO. O governador José Serra (PSDB) sofreu uma queda de pressão arterial e chegou a ter um ligeiro desmaio durante solenidade ontem, no Palácio dos Bandeirantes. O secretário de Comunicação do governador, Bruno Caetano, disse que Serra não dormiu bem à noite, por causa de uma gastrite que provocou dores no estômago e teria causado o mal-estar. O governador participava do evento de instalação do Comitê Estadual da Refugiados em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

O mal-estar de Serra aconteceu às 12h23m. Ele chegou a fazer um pronunciamento de aproximadamente sete minutos na solenidade, e voltou a se sentar ao lado do cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, dando por encerrada a solenidade. Ao se levantar da cadeira, sentiu-se mal e desabou, batendo com as costas e a cabeça numa divisória do Salão dos Despachos, no segundo andar, onde ocorria a solenidade. Serra não se machucou. No chão, foi levantado pelos secretários Aloísio Nunes Ferreira (Casa Civil) e Luiz Antonio Marrey (Justiça), que lhe pegaram pelos braços. Com a ajuda dos secretários, ele foi carregado por dois seguranças e levado para seu gabinete, numa sala ao lado.

Depois do desmaio, Serra foi para o Hospital Sírio-Libanês, onde se submeteu a uma bateria de exames de rotina, segundo seu assessoria, como de sangue e de imagens.

- Os exames apontaram que tudo está normal com o governador. Tanto que ele voltou do hospital na parte da tarde e, agora à noite, está despachando normalmente - disse Bruno Caetano.

Segundo o secretário de Comunicação, Serra teve apenas uma queda de pressão, logo restabelecida:

- Foi um mal-estar súbito. Instantes depois já estava tudo bem com o governador. Foi reflexo de uma noite mal dormida por causa da gastrite. Só isso.

Durante o evento, tanto Serra quanto Aloísio Nunes Ferreira lembraram do período em que foram refugiados políticos e tiveram que deixar o país, na época da ditadura militar de 1964. Serra se refugiou no Chile, onde conheceu e se casou, com Monica Serra.