Título: Lula está se comportando como líder sindical
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 02/04/2008, O País, p. 10

BRASÍLIA. No Congresso, líderes da oposição reagiram com indignação ao pouco caso com a fiscalização do uso do dinheiro do imposto sindical. O ex-líder e autor da emenda que obrigava a prestação de contas ao TCU, Antonio Carlos Panunzzio (PSDB-SP), disse que vai entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) para tentar fazer valer a fiscalização.

- Lula está se comportando como líder sindical, dando um cheque em branco para a bandidagem. Vão se sentir agora acima do bem e do mal. É uma loucura! O presidente está dizendo: vamos repassar dinheiro que era do seguro desemprego e da qualificação profissional do FAT para os sindicalistas e isso não é da conta de ninguém - protestou Panunzzio.

- É um vergonha! Uma imoralidade! O presidente Lula acabou com o único instrumento minimamente correto de fiscalização desses recursos - disse o líder do DEM , deputado ACM Neto (BA).

Já o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, qualificou de acertada a decisão do veto.

- Quem deve fiscalizar os sindicatos são os próprios trabalhadores. Da mesma forma ocorre com a OAB. Os que defendem a submissão da Ordem ao TCU buscam, na verdade, atingir a sua autonomia e colocar uma mordaça.