Título: Sem pediatras, tendas não podem ser abertas
Autor: Motta, Cláudio; Goulart, Gustavo
Fonte: O Globo, 02/04/2008, Rio, p. 14

Vinda de médicos de outros estados será decidida amanhã. Cabral pede "o fim do lenga-lenga"

Em pela epidemia, três tendas de hidratação do governo estadual - na Penha, em Del Castilho e na Gávea, com 164 poltronas - não foram inauguradas por falta de médicos. Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, as tendas estão pronta, uma delas inclusive já montada no Parque Ari Barroso, perto do Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

- A necessidade da chegada dos pediatras de fora do estado é emergencial. Espero que na semana que vem já tenhamos eles aqui conosco.

O estado tem hoje quatro tendas em funcionamento: Jacarepaguá, Campo Grande, Santa Cruz e Caxias, com 219 poltronas.

A participação de médicos de outros estados será decidida em reunião amanhã com 26 secretários estaduais de Saúde do país. As negociações serão intermediadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Segundo Côrtes, o estado tem carência de 154 pediatras.

O governador Sérgio Cabral anunciou que o estado vai pedir apoio também às universidades. A ajuda seria dada pelos residentes que estão fazendo especialização em pediatria.

Também na manhã de ontem, Côrtes e Cabral rebateram às criticas do presidente do Sindicato dos Médicos do Rio (SinMed), Jorge Darze, por conta do chamado de pediatras e outros estados para trabalhar na epidemia no Rio.

- O sindicato poderia fazer um esforço para colocar os seus médicos trabalhando conosco nos hospitais em defesa da população. Não é hora de discurso sindical, mas sim de unir forças. De deixar de lenga-lenga e trabalhar - disse Cabral.

O presidente do SinMed, Jorge Darze rebateu:

- A responsabilidade pela epidemia não pode ser jogada nas costas do médicos, que trabalham em condições precárias e recebem um dos salários mais baixos do país.

Segundo a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araújo, o estado tem seis mil pediatras, metade na capital:

- Faz sentido oferecer uma diária de R$500 para médicos de fora do estado, se podemos oferecer este valor aos pediatras do Rio?

PRODUÇÃO DE REPELENTES AUMENTOU 170% EM FEVEREIRO na página 23