Título: Universal repete texto em ações contra o Globo
Autor:
Fonte: O Globo, 03/04/2008, País, p. 14

Desde fevereiro, cinco fiéis, estimulados pela igreja numa ação orquestrada, entraram com processos contra jornal

A estratégia se repete. Em nome da Igreja Universal do Reino de Deus, cinco fiéis ajuizaram ações por danos morais, quatro delas idênticas, contra O GLOBO, após publicação de reportagem, no dia 14 de fevereiro, que relatava a engenharia usada pela Universal para intimidar jornalistas através de ações judiciais. A reportagem do jornalista Chico Otávio informava a reação jurídica de 50 fiéis e pastores contra a ¿Folha de S.Paulo¿ e a jornalista Elvira Lobato, depois da publicação de dados sobre o império de comunicação montado pelos ¿bispos¿ que controlam a Universal.

Além de repetida, a estratégia é anunciada. A TV Record, ligada à Universal, usou a edição do dia 17 de fevereiro do programa ¿Domingo espetacular¿ para atacar a imprensa. Fiéis anunciavam ali que entrariam com processos contra O GLOBO. Assim como no caso da ¿Folha de S.Paulo¿, as audiências de duas ações foram marcadas para a mesma hora, no mesmo dia: 15h30m de 24 de abril.

Para fiéis, reportagem ¿denegriu¿ imagem e honra

As ações em série contra O GLOBO, ajuizadas em fevereiro, março e nos dois primeiros dias de abril, foram elaboradas pelo mesmo escritório de advocacia. Nelas, fiéis, que são identificados como ¿autônomos¿, pedem indenização por danos morais ¿por publicação de notícia danosa¿ e pelo fato de a reportagem ter ¿denegrido a imagem e a honra, discriminando a Igreja Universal¿. Os fiéis alegam ter se sentido ofendidos pelo uso da palavra ¿seita¿ ¿ que, no dicionário Aurélio, é explicada como ¿conjunto de indivíduos que professam a mesma doutrina¿.

A argumentação dos fiéis é de que a palavra ¿seita¿ tem um sentido pejorativo e discriminatório. A palavra, alegam os autores da ação, teria sido criada ¿pelas religiões dominantes para desqualificar, para diminuir a importância das religiões consideradas minoritárias¿. Em todas elas, o mesmo pedido de indenização: R$7,6 mil.

Os autores, em ações individuais, afirmam que se consideram ¿atacados no seu mais íntimo sentimento moral e de fidelidade em que pauta seu proceder durante toda a jornada na igreja que freqüenta, a Igreja Universal do Reino de Deus¿.

Fiéis também entraram com ações em série contra ¿Extra¿

A tática da Universal também foi usada para processos contra o jornal ¿Extra¿ e seu diretor, Bruno Thys: cinco pastores, de diferentes cidades do Estado do Rio, entraram com ações por danos morais. Todos afirmam se sentir ofendidos com reportagem sobre um fiel da Universal que danificou uma imagem de São Benedito, na Bahia.