Título: Pesquisa mostra empate técnico pela 1ª vez
Autor: Damé, Luiza; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 03/04/2008, O Mundo, p. 34

Jornal denuncia irregularidade em registro eleitoral

ASSUNÇÃO. Pela primeira vez uma pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais do dia 20 mostra um empate técnico entre a candidata do Partido Colorado, Blanca Ovelar, e o ex-bispo católico Fernando Lugo, da Aliança Patriótica para a Mudança (APC, na sigla em espanhol). O resultado surge no mesmo dia em que o jornal "Última Hora" denuncia indícios de fraude eleitoral: haveria mais de 1.700 registros eleitorais clonados.

De acordo com a pesquisa do Instituto de Ciência e Arte (ICA), Lugo, que aparece como favorito em todas as pesquisas anteriores, conta com uma intenção de voto de 30,9% contra 30,1% da candidata do partido do governo. Em terceiro lugar vem o general reformado Lino Oviedo, da União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace), com 21,4%. Segundo a pesquisa, 14% dos entrevistados ainda estão indecisos.

- É uma disputa cabeça a cabeça, e o fator determinante estará nos indecisos, que ainda estão em nível muito alto - disse o diretor do ICA, Enrique Chase. - Além disso, em quase todas as regiões do país ocorre empate técnico.

Em todas as pesquisas anteriores, Lugo sempre aparecia em primeiro lugar, com uma vantagem superior a cinco pontos percentuais, enquanto Blanca e Oviedo se alternavam na segunda colocação.

A divulgação deu início a uma guerra de pesquisas. Logo depois, o Partido Liberal, principal aliado de Lugo, divulgou uma enquete do Gabinete de Estudos de Opinião (GEO) em que o candidato da APC aparece com 39,5%, e Blanca com 27,8%. Oviedo registrou 24%, com 6% de indecisos.

Ontem, o "Última Hora" denunciou irregularidades nos registros do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE). Segundo o jornal, sob um mesmo número de documento aparecem até quatro pessoas em diferentes localidades. A oposição disse ao jornal que encontrou mais de 1.700 números de registros clonados. Para o jornal, isso revela a existência de mais eleitores do que realmente declara o TSJE, abre caminho para possíveis fraudes e compromete a transparência do método utilizado.

Consultado um mesmo registro - 57524 - o número remete para quatro diferentes pessoas, nas cidades de Assunção, Capiata, San Joaquin e Aregua. O TSJE realizará uma reunião com os partidos para explicar possíveis falhas.

Outra controvérsia que envolve as eleições diz respeito à campanha de Oviedo. Ele informou que continuará usando fotos do presidente da Bolívia, Evo Morales, apesar dos protestos do país. No cartaz, Morales aparece junto com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e Lugo, com a palavra "conflito". O anúncio lembra a intenção do ex-bispo de renegociar os contratos das hidrelétricas de Itaipu e Yacyret. Em outra foto, Oviedo aparece ao lado das imagens de Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente argentina, Cristina Kirchner, debaixo da palavra "negociação".