Título: Zimbábue: oposição diz que venceu eleições
Autor:
Fonte: O Globo, 03/04/2008, O Mundo, p. 35

MDC declara Tsvangirai novo presidente eleito e governo de Mugabe manda reforçar segurança na capital.

HARARE. Em mais um dia sem resultados oficiais das eleições presidenciais, e em meio ao silêncio do presidente Robert Mugabe quanto aos rumores sobre sua renúncia, o principal partido de oposição do Zimbábue, Movimento para Mudança Democrática (MDC) declarou ontem que seu líder, Morgan Tsvangirai, foi o vencedor do pleito, divulgando seus próprios resultados: vitória com 50,3% dos votos, o que dispensaria o segundo turno. A declaração aumenta o temor de conflito no país entre opositores e governistas, caso os resultados oficiais apontem um cenário diferente e Mugabe insista em permanecer no poder. A capital Harare já está cercada por policiais.

¿ Mugabe obteve apenas 43,8% dos votos segundo nossa contagem. Isso faz com que não ocorra o segundo turno. Morgan Tsvangirai é o novo presidente do Zimbábue ¿ disse o secretário-geral do MDC, Tendai Biti, sem esclarecer como seu partido chegou aos resultados divulgados.

Derrota do governo no Parlamento é confirmada

Os resultados oficiais estão sendo prometidos pelo Comitê Eleitoral para amanhã. Segundo fontes do comitê, os resultados divulgados indicarão um segundo turno, que poderá acontecer em três semanas. Segundo membros do governo, a cúpula do partido de Mugabe (Zanu-PF) e diplomatas ocidentais estariam negociando com o presidente sua desistência em participar do segundo turno, o que daria a vitória a Tsvangirai.

Acredita-se que Mugabe não gostaria ¿de enfrentar a humilhação¿ de ter de decidir a eleição no segundo turno. Todas as pesquisas indicam uma derrota para o atual presidente.

De acordo com analistas, o principal motivo de uma derrota de Mugabe no segundo turno é o fato do eleitorado do candidato Simba Makoni, que deve ficar em terceiro lugar, ter grande rejeição a Mugabe, o que deve fazer com que a maioria vote em Tsvangirai.

Ontem, o Comitê Eleitoral confirmou a derrota do governo nas eleições parlamentares. De acordo com as últimas parciais, o Zanu-PF tem 93 deputados e não tem mais chances matemáticas de obter a maioria. O MDC, segundo o comitê, tem 105 deputados e pode chegar a 108. No atual parlamento, o Zanu-PF possui 210 deputados.

A declaração de vitória da oposição e o clima de tensão em torno das eleições fizeram Mugabe ordenar o reforço da segurança em diversas partes do país, especialmente em Harare. A polícia instalou barreiras ao redor da cidade e controla a entrada e saída de veículos. Nas ruas, onde o clima ainda é de tranqüilidade, a presença de forças de segurança é cada vez maior e, segundo fontes do governo, todas as divisões foram colocadas em alerta.

Ontem, o embaixador do Zimbábue na ONU, Boniface Chidyausiku, afirmou que Mugabe não pretende deixar o país:

¿ Robert Mugabe é nascido e criado no Zimbábue, não vai deixar seu país.

Mugabe governa do Zimbábue com mão-de-ferro há 28 anos e é apontado com o responsável pela situação econômica caótica e pela crise humanitária do país.

www.oglobo.com.br/mundo