Título: Jandira se lança com crítica a Molon
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 06/04/2008, O País, p. 8

Na festa de sua pré-candidatura, ex-deputada diz que `só Lula fala em nome de Lula¿

Com choro e samba cantarolado no fim do discurso, a ex-deputada federal Jandira Feghali lançou ontem, na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, sua pré-candidatura à prefeitura do Rio pelo PCdoB. Reagindo à declaração do pré-candidato do PT, Alessandro Molon ¿ para quem o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio é o dele ¿, a pré-candidata afirmou que ¿é até ridículo falar em nome dele, porque só Lula fala em nome de Lula¿. Semana passada, ao ter sua candidatura aprovada pelo PT, Molon disse que ¿o palanque do Lula no Rio será o meu¿.

Jandira também criticou o prefeito Cesar Maia e chamou de criminosa a atuação do prefeito em relação à epidemia de dengue. Já em relação a outro adversário ¿ o candidato do PRB, Marcelo Crivella, também da base do governo Lula ¿ foi amena. Disse que selou um pacto de não-agressão com o ex-bispo da Igreja Universal.

¿ Vamos ter uma frente ampla, com PDT, PSB, PMN, PTN. Na última quinta-feira, almocei com Crivella, e fizemos um pacto de não-agressão, para não baixar o nível da campanha ¿ disse Jandira. ¿ Sobre o apoio do presidente Lula, é ele quem vai avaliar em qual palanque subir. É arrogante, até ridículo, falar em nome dele, porque só Lula fala em nome de Lula. Ele é que verá a viabilidade das candidaturas e terá cautela.

Em evento que comemorou os 86 anos do PCdoB, o lançamento da pré-candidatura de Jandira reuniu multidão de filiados e simpatizantes, além de nomes do partido como o ministro do Esporte, Orlando Silva, e de outras siglas, como o presidente do PTN, Jorge Esch, o deputado federal Fernando Lopes, do PMDB, e o vereador Pedro Porfírio, do PDT. Ainda em relação a alianças, Jandira disse ter esperanças de receber a adesão do PMDB ¿ apesar de o governador Sérgio Cabral já ter declarado apoio a Molon. Para Jandira, porém, a situação pode mudar até a convenção do PMDB, até junho, quando a decisão será oficializada ou não.

Jandira, que é médica, também criticou o combate à epidemia de dengue no Rio:

¿ A prefeitura arrecadou uma taxa sanitária de 2001 a 2006, R$23 milhões, e não aplicou em saúde. Cesar Maia faz uma gestão criminosa na saúde ¿ afirmou.