Título: Governistas voltam a acusar Álvaro Dias
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 04/04/2008, O País, p. 10

Tucano apresentou requerimento para convocar assessoras de Dilma antes da publicação de denúncias sobre dossiê.

BRASÍLIA. Dois requerimentos apresentados pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) na CPI do Cartão Corporativo, no último dia 25, propondo a convocação da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, e de sua chefe de gabinete, Maria de La Soledad Bajo Castrillo, foram usados ontem pelo governo para tentar comprovar que o tucano seria um dos responsáveis pelo vazamento do dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), lembrou que os requerimentos de Dias foram protocolados três dias antes da publicação da denúncia de que o dossiê foi confeccionado por ordem de Erenice e sob a coordenação de Maria Castrillo.

- A convocação da ministra Dilma Rousseff era um requerimento meio óbvio, depois da divulgação do dossiê, mas a de Erenice e Castrillo não - disse Ideli, indicando que esse seria mais um indício que confirmaria o envolvimento do tucano no vazamento.

Dias reage a insinuações da petista

Dias confirmou que apresentou o pedido de convocação de Erenice e Castrillo antes da publicação das denúncias, mas rebateu as insinuações da petista:

- Apresentei o requerimento de convocação das duas no dia em que a CPI rejeitou a convocação da Dilma. Pedi ao meu gabinete que levantasse a hierarquia da Casa Civil para tentarmos ouvir ao menos as principais assessoras da ministra.

Apesar da pressão da base governista para que identifique a pessoa que teria lhe mostrado o dossiê, Dias manteve-se firme. Disse ontem que, no mesmo dia em que teve acesso ao dossiê, telefonou para o ex-presidente a fim de lhe dar ciência do conteúdo - o que não fez anteontem quando, no plenário, o líder Arthur Virgílio disse que era isso que faria se o tivesse recebido.

- FHC foi a primeira pessoa a saber quando me chegaram as informações sobre este dossiê. Não me cobrem fontes. Busquem no Palácio os responsáveis por este crime de utilização da administração pública.

Dias negou que tenha sofrido críticas internas do PSDB:

- Não recebi qualquer reprimenda ou pressão do PSDB. Pelo contrário, tenho recebido é solidariedade.

O senador, porém, penou ontem durante a reunião da CPI, onde ouviu todo tipo de acusação dos governistas.

- Não sou réu. Não inventei dossiê. Não empurrem para mim o que fizeram de mal.

COLABOROU Chico de Gois

www.oglobo.com.br/pais