Título: Escolas do Rio lideram ranking do Enem
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 04/04/2008, O País, p. 12

São Bento teve o melhor desempenho, seguido do Santo Agostinho e do Mopi; 18.798 colégios participaram da prova

BRASÍLIA. Três escolas particulares do Rio tiraram as notas médias mais altas do país na prova objetiva do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enem). O Colégio São Bento teve o melhor desempenho nacional, com nota 91,18, na escala até 100, seguido pelo Santo Agostinho, com 89,24, e o Moderna Organização Pedagógica Integrada (Mopi), com 88,75. O São Bento lidera ainda o ranking que combina as médias dos testes objetivo e de redação: 82,96. Participaram do Enem, no ano passado, um milhão de estudantes, em 18.798 escolas públicas e particulares.

Dos 20 estabelecimentos com melhores resultados na prova objetiva, 15 são particulares, e os cinco públicos são todos federais. Nenhuma escola estadual está no topo do ranking, embora as redes estaduais representem 75% - ou 14 mil - das unidades com alunos avaliados no Enem 2007.

O Rio de Janeiro é o estado com maior número de escolas entre as 20 melhores na prova objetiva: seis, todas localizadas na capital. O único estabelecimento federal é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 13ºlugar. Os demais são privados.

São Paulo tem o segundo maior número de estabelecimentos no topo do ranking: cinco. Minas Gerais vem depois, com três, seguido por Piauí e Pernambuco, ambos com dois. Uma escola baiana também entrou na lista, o que deixa o Nordeste com cinco colégios entre os 20 melhores; a Região Sul teve apenas um estabelecimento nessa situação, no Paraná.

- As escolas top tendem a ser privadas ou federais. São praticamente as mesmas do ano passado. Há ilhas de excelência em todos os locais - disse o Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

O Enem não é feito por amostra, mas voluntário: só participa quem quer. Para permitir a comparação, o Inep ajusta as notas médias, conforme o total de estudantes. O Mopi teve só 12 participantes, o menor número da lista.

www.oglobo.com.br/educacao