Título: Cedae atrai interesse de banco de investimento e fundos estrangeiros
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 04/04/2008, Economia, p. 27
JPMorgan e grupos de Cingapura analisam abertura de capital da empresa.
MIAMI. O banco de investimentos JPMorgan Chase e alguns fundos soberanos de Cingapura demonstraram interesse em investir na Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, que está lançando a sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês), ou seja, a abertura de seu capital, prevista para 2009, em busca de recursos brasileiros e internacionais.
O volume de investimento dos grupos dependerá do exame que farão dos projetos a serem apresentados pela empresa fluminense ao longo dos próximos meses. A captação de dinheiro no exterior foi alentada nos últimos dois dias por uma apresentação detalhada da Cedae nos EUA, feita pelo seu diretor financeiro, Fernando Avelino, no Fórum de Liderança Latino-Americana, organizado pela CG/LA Insfraestructure.
Projeto da empresa é eleito o melhor do ano
A tarefa do executivo acabou facilitada pelo fato de o projeto financeiro da Cedae ter sido escolhido naquela reunião, em Miami, como o melhor do ano na América Latina no setor de infra-estrutura, por um júri composto por representantes das maiores financeiras e bancos de investimentos internacionais.
Avelino vendeu a idéia de que a Cedae está engajada "num processo de governança corporativa", que lhe permitirá crescer sem depender de "políticas governamentais de um momento ou outro".
- Fizemos o dever de casa no ano passado, saneando nossas contas e reduzindo os custos de forma estupenda.
Segundo ele, em janeiro de 2007 a Cedae tinha uma dívida de R$180 milhões só com fornecedores. Após cortar custos, as dívidas foram quitadas, e hoje a Cedae tem em caixa R$287 milhões.