Título: O Brasil fora das estatísticas
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 06/04/2008, Economia, p. 33

Cidades sem desemprego, no país da taxa média de desocupação de 9%

Um Brasil com desemprego zero. Um Brasil bem distante das estatísticas que apontam para uma taxa de desocupação em torno de 9%. E um Brasil que coloca o seu mercado de trabalho nas mãos de empreendedores locais, formais e informais. Ao menos seis municípios fazem parte desse país que contraria os dados oficiais de emprego. Esses exemplos do poder econômico latente do interior verde-amarelo e seus problemas serão mostrados, a partir de hoje, nesta série de reportagens do GLOBO.

A 180 km de São Paulo, Saltinho é um desses eldorados do trabalho. Com quase sete mil habitantes e organizando sua economia em torno da indústria de cana-de-açúcar e das confecções, a pequena cidade desconhece os malefícios de um mercado de trabalho com déficit de vagas.

- Cerca de 30 cidades devem integrar esse Brasil fora das estatísticas, podendo haver uma por estado. São exceções e prova viva da força empreendedora do interior e de seu papel empregador. E representam ainda a força do agronegócio, o avanço ao consumo da classe C e os efeitos na economia dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família - afirmou Luiz Carlos Barboza, diretor do Sebrae Nacional.

Para economista, outras cidades podem chegar à equação positiva do emprego

Especialista em empreendedorismo em pequenos municípios, José César Castanhar, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), considera que outros municípios podem seguir esse caminho:

- Se essas cidades se estruturaram em condições econômicas adversas, imagine agora com a classe baixa tendo ganho de renda, os indicadores macroeconômicos favoráveis, a perspectiva de carga tributária menor e o país mais integrado globalmente.

EM SALTINHO, MERCADO SE DIVIDE ENTRE FORMAIS E INFORMAIS, na página 34