Título: Fiocruz faz hoje mutirão contra focos
Autor: Machado, Vitor
Fonte: O Globo, 07/04/2008, Rio, p. 8

Voluntários percorrerão 15 comunidades de Manguinhos

Voluntários da Fiocruz e moradores de 15 comunidades nos arredores da instituição, em Manguinhos, fazem hoje um mutirão para identificar e eliminar focos do mosquito da dengue. O projeto, batizado de Dia de Combate à Dengue, visa ainda a orientar a população sobre como evitar a proliferação de criadouros do Aedes aegypti, além de informar sobre os sintomas da doença. Segundo a assessoria de imprensa da Fiocruz, o evento terá o apoio das secretarias municipal e estadual de Saúde, da Rede Centro de Cooperação e Atividades Populares (CCAP/Casa Viva) e da Comlurb, que montará dez pontos de coleta e retirada de lixo.

A mobilização começa às 7h30m, quando técnicos e funcionários voluntários da fundação, colaboradores das instituições envolvidas e moradores se reunirão em frente à Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Às 8h, 15 equipes de dez pessoas - incluindo agentes comunitários do Programa de Saúde da Família (PSF), que facilitarão o acesso às casas - começarão a percorrer vielas e ruas das comunidades.

Durante as visitas, os voluntários organizarão reuniões para tirar dúvidas sobre a doença. Também serão distribuídos panfletos informativos sobre o combate à dengue. Os agentes poderão ainda ajudar a identificar moradores doentes e orientar as famílias quanto ao atendimento ao enfermo. Para a iniciativa, a Fiocruz treinou, no último dia 3, cerca de 250 voluntários que receberam noções sobre habitação saudável, o histórico da doença e do mosquito no Rio, a biologia do Aedes aegypti, a diferença dele para o pernilongo (Culex) e o uso do fumacê.

www.oglobo.com.br/rio