Título: Para Gabeira, falta critério na concessão
Autor: Autran, Paula; Dutra, Marcelo
Fonte: O Globo, 05/04/2008, O País, p. 18

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Ex-militante do MR-8, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) vê com reservas a decisão da Comissão de Anistia de conceder indenizações milionárias a jornalistas supostamente perseguidos pelo regime militar nos anos 60 e 70. Para Gabeira, a comissão deveria ser mais rigorosa e só autorizar pagamento para quem sofreu danos graves na carreira profissional.

- É muito antipático dizer: esse merece, esse não merece. Mas acho que as indenizações deveriam ser restritas a casos graves que não foram reparados - disse Gabeira, ex-exilado político, que não quer indenização.

O jornalista Raimundo Pereira, fundador do extinto jornal "O Movimento", um dos maiores opositores da ditadura, disse que nunca reivindicou indenização, por não considerar justo ser ressarcido:

- O regime militar só fez uma coisa boa: me expulsar da escola. Eu cursava o quinto ano de Engenharia no ITA em 1964, quando fui preso e expulso da universidade. Graças a isso, me tornei jornalista. Então, não tenho o que reclamar.

Já o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, defendeu a concessão de indenizações, mas disse ser contra exageros na definição dos valores da recompensa financeira.

- Se há distorções, elas têm que ser corrigidas - afirmou, frisando que a comissão tem sido criteriosa.

www. oglobo.com.br/pais