Título: PTB de Jefferson, do mensalão, apóia Crivella, que ganha mais tempo de TV
Autor: Menezez, Maiá
Fonte: O Globo, 05/04/2008, O País, p. 19

Senador ligado à Igreja Universal pode ter católico como vice na chapa.

O PTB do ex-deputado federal Roberto Jefferson decidiu apoiar a pré-candidatura do senador Marcelo Crivella (PRB) à prefeitura do Rio. Após uma conversa com o senador, a presidente municipal do partido e filha de Jefferson, vereadora Cristiane Brasil, informou ontem que haverá aliança no Rio. A escolha do PTB, envolvido no mensalão, é um trunfo para o partido do senador, que terá cerca de um minuto no horário eleitoral gratuito. O PTB terá cerca de três minutos.

A vereadora Cristiane Brasil disse que Crivella é a melhor opção para o Rio e usou um raciocínio semelhante ao do pré-candidato do PT à prefeitura, Alessandro Molon:

- Pela primeira vez, em muitos anos, poderemos ter um prefeito aliado ao governo federal e ao estadual. A cidade precisa romper esse ciclo que não fala com governador e com presidente. O raciocínio do candidato do PT está correto. Mas não é a única candidatura. E prefiro muito mais o senador, do que me aliar diretamente ao PT - disse ela.

O PTB apresentou ao PRB a indicação do pré-candidato a vice: o ex-deputado Carlos Dias, ligado à Igreja Católica. Seria uma tentativa de mesclar a pré-candidatura do "ex-bispo" da Igreja Universal do Reino de Deus com um nome ligado aos católicos.

- Não é imposição. É nosso maior desejo que ele ganhe a eleição. Se surgirem possibilidades de peso para a vaga de vice, aceitaremos. Mas o nome que sugerimos é o do Carlos Dias - disse Cristiane.

O deputado federal Chico Alencar, pré-candidato do PSOL a prefeito, protocolou representação no Ministério Público Eleitoral para investigação de eventual abuso do poder político praticado por Molon e pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). Na reunião em que foi acertada a aliança, no Palácio Guanabara, foram usados bens móveis e imóveis da administração direta do estado, alega.