Título: Ao celebrar 100 anos, ABI exalta luta por liberdade
Autor: Dutra, Marcelo
Fonte: O Globo, 08/04/2008, O País, p. 9

Evento reúne autoridades e beneficiados pelo Bolsa-Ditadura

Liberdade. Essa foi a palavra mais constante em todos os discursos que marcaram a solenidade de comemoração, na noite de ontem no Teatro Municipal, pelos 100 anos de existência da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Cerca de 400 personalidades do cenário político e cultural do Brasil, entre elas o vice-presidente da República José Alencar e o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, estiveram presentes na solenidade, que foi apresentada pelo casal de atores Lázaro Ramos e Christiane Torloni. Todos os discursos exaltaram a importância da entidade na conquista e na defesa da liberdade de expressão no país, sobretudo durante o regime militar.

O vice-presidente José Alencar justificou a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizendo que a primeira-dama, Marisa Letícia, estava fazendo aniversário ontem. Alencar fez questão de elogiar o trabalho de alguns ex-presidentes da casa, entre eles os jornalistas Barbosa Lima Sobrinho e Mário Martins, pai do atual ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.

¿ A ABI nasceu com a égide da liberdade. Sem liberdade não há imprensa, sem imprensa não há informação e sem informação não há cidadania. Por isso, a ABI é um patrimônio do Brasil ¿ disse o vice-presidente.

Governador relembra amizades

Já o governador Sérgio Cabral Filho, que é formado em comunicação social, fez menção ao pai, o jornalista Sérgio Cabral, quando enalteceu a entidade. O governador disse que desde criança convivia com figuras importantes na ABI.

¿ Tenho um irmão com 43 anos, o Maurício, que tem esse nome em homenagem ao Mauricio Azêdo (atual presidente da ABI), já companheiro de lutas de meu pai desde aquela época. Com ele (o pai) aprendi que não há nada mais importante na vida que a liberdade ¿ disse Cabral, encerrando seu rápido discurso.

Já o presidente da ABI, Maurício Azêdo, fez questão de agradecer a comissão que organizou o evento de 100 anos da entidade formada por nomes como: os músicos João Bosco, Paulinho da Viola e Beth Carvalho, os atores Tony Ramos e Marco Nanini, além do escritor Ziraldo, que semana passada, na ABI, conseguiu indenização de mais de R$1 milhão do governo, aprovada pela Comissão de Anistia, por perseguição na ditadura militar.