Título: UnB: estudantes invadem gabinete do reitor
Autor: Weber, Demétrio; Freitas, Ailton de
Fonte: O Globo, 08/04/2008, O País, p. 10

Manifestantes ignoram prazo de retirada dado pela PF e ocupam sala de Timothy Mulholland para pedir sua saída

BRASÍLIA. Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) ignoraram ontem o prazo dado pela Polícia Federal para desocupar a reitoria e ampliaram a invasão. Cerca de 500 alunos avançaram contra seguranças da universidade e, após muito empurra-empurra, socos e pontapés, tomaram conta dos três andares do prédio. Um deles, no lado de fora, foi perseguido e espancado por um grupo de seguranças.

Os alunos pedem a saída do reitor Timothy Mulholland, cujo apartamento funcional foi mobiliado com recursos de uma fundação de apoio da UnB, ao custo de R$470 mil, inclusive com uma lixeira de R$990, segundo denunciou o Ministério Público. No fim da tarde, a reitoria divulgou nota afirmando que, frustradas as negociações, o assunto volta à esfera do Judiciário, que já determinou a reintegração de posse.

Antes do confronto com os seguranças, os estudantes realizaram assembléia no andar térreo, que teria reunido 1.500 alunos, segundo os manifestantes, e 500, conforme funcionários da UnB. Eles decidiram manter a ocupação do gabinete de Mulholland e garantir o livre acesso ao gabinete do reitor, no terceiro andar. Desde quinta-feira, cerca de 70 alunos permaneciam no gabinete, mas estavam isolado, já que seguranças bloqueavam a rampa que levam ao quarto andar. No início da noite, os estudantes divulgaram nota admitindo que houve excessos de ambos os lados.