Título: Lula ameaça romper com o PT se a idéia prosperar
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 09/04/2008, O País, p. 5

Presidente volta a descartar terceiro mandato durante encontro com senadores do PDT

BRASÍLIA. No encontro com os quatro senadores do PDT, ontem, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ameaçou romper com o PT, segundo relato dos presentes, se o partido insistir em defender um terceiro mandato para ele. Coube aos pedetistas comunicar ao presidente que desaprovavam a iniciativa, e que brigariam no Parlamento e nas ruas contra ela. A convite do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, foram ao Planalto os senadores Cristovam Buarque (AM), Osmar Dias (PR), Jefferson Peres (AM) e Patrícia Sabóia (CE).

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, convidou-se para participar do encontro. Desgastado com denúncias envolvendo sua pasta, sem ser convidado, impôs sua presença no encontro com Lula, pedindo ao líder do partido no Senado, Jefferson Peres, para que o levasse. Lupi ficou calado o tempo todo.

Quando o assunto do terceiro mandato surgiu, Lula negou interesse na tese:

- Mas presidente, o senhor não quer mesmo? - insistiu Cristovam Buarque.

- Mesmo que o PT viesse em peso reunido aqui me pedir para apoiar o terceiro mandato, eu não aceitaria. Eu rompo com o PT se o partido começar a pregar a defesa de um terceiro mandato. Não tenho nada com isso - teria dito Lula, enfático, segundo seus interlocutores.

Os pedetistas saíram do encontro convencidos de que Lula não quer, pelo menos por enquanto, embalar essa idéia.

- Ele negou com raiva - disse Peres.

- Eu saí convencido. Ele está de bem com a população. Um terceiro mandato poderia botar tudo a perder - confirmou Osmar Dias.

Peres reclama de defesa de Miro a terceiro mandato

Como líder da bancada no Senado, Jefferson Peres ligou para o presidente do partido, deputado Vieira da Cunha, para reclamar de uma entrevista concedida, na véspera, pelo deputado Miro Teixeira (RJ) apoiando a tese do terceiro mandato.

- Que maluquice é essa do Miro? Deu a louca no Miro? Que tese mais infeliz! E agora o PDT defendendo isso? - protestou ontem o pedetista amazonense.

No encontro, o presidente conversou separadamente com cada um, especialmente sobre as eleições municipais. A Patrícia Sabóia, que disputará a prefeitura de Fortaleza com a petista Luizianne Lins, prometeu que, na campanha, não irá em nenhuma cidade onde a disputa é travada entre dois candidatos da base. No Rio, por exemplo, três candidatos são de partidos da base.