Título: Aécio é contra mudança em período pré-eleitoral
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 09/04/2008, O País, p. 5

Governador diz que debate sobre aumento de mandato pode ocorrer em outro momento

BELO HORIZONTE. Se depender do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), não haverá mudanças no mandato do presidente da República. Aécio é contra a permanência do presidente Lula por mais quatro ou cinco anos e também afirma que o ambiente pré-eleitoral não é o ideal para se debater alterações no tamanho do mandato:

- Não participarei dessas aspirações. Tenho uma tese a favor dos cinco anos de mandato e acho que, se ela vem, eu diria assim, cercada de suspeitas, já não é uma boa tese. E tenho uma posição muito clara de respeito à Constituição. Se no futuro, fora do ambiente pré-eleitoral, nós pudermos discutir com serenidade se o sistema com reeleição é melhor ou não, aí é outra discussão.

De olho nas chances de disputar a Presidência, Aécio não quer ter mais esse obstáculo, já que seus problemas para viabilizar sua candidatura pelo PSDB são suficientes para mantê-lo ocupado. Nos últimos dias, tem recebido no Palácio das Mangabeiras políticos de várias partes do país, além de ter costurado aliança para a disputa em Belo Horizonte que surpreendeu até o presidente Lula. Tendo como argumento o bom relacionamento que mantém com o prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel, o governador conseguiu viabilizar a aliança que terá, além de PT e PSDB, um nome indicado pelo PSB.