Título: Frigorífico completará mudança
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 09/04/2008, Economia, p. 25

NOVA MARILÂNDIA (MT). A chegada do frigorífico da Perdigão mudará de vez o perfil econômico da cidade e exigirá infra-estrutura para os novos trabalhadores e negócios que devem começar a chegar à cidade. Só a construção do abatedouro, onde estão sendo investidos R$100 milhões, gerou a criação de mais de 150 empregos diretos. Cerca de 30% dos recursos aplicados na obra vieram do governo do estado e de empresários da região, entre eles o prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, que criaram a União Avícola de Nova Marilândia. Como a demanda por aves deve triplicar a partir de 2009, outros cerca de R$70 milhões serão aplicados na construção de 200 novos aviários, que também serão fornecedores exclusivos da Perdigão. A empresa é avalista nos financiamentos dos aviários junto ao Banco do Brasil.

O vice-prefeito e secretário de Finanças de Nova Marilândia, Sebastião Rodrigues dos Santos, disse que os esforços da atual administração são no sentido de preparar o município para esse novo salto da economia local. A construção de casas para atender aos novos moradores e a melhoria dos acessos ao frigorífico são as prioridades, segundo Santos.

¿ Hoje, o município é carente de infra-estrutura e estabelecimentos comerciais. Boa parte das pessoas tem que fazer compras nas cidades vizinhas. Nossa intenção é trazer novos empresários para cá ¿ disse Santos, ressaltando o projeto de ampliação da única escola existente na cidade e a construção de outra.

Como hoje já existe falta de casas para alugar, a prefeitura também já autorizou um loteamento com 500 novos lotes e, em parceria com a Caixa Econômica Federal, está contribuindo 325 casas populares.

As melhorias já estão surtindo efeito: o Bradesco e o Banco do Brasil inauguraram recentemente seus postos na cidade, e a primeira fase de expansão dos aviários já tem investidores garantidos. Gevaldo Antonio de Oliveira, fazendeiro e ex-garimpeiro, é um dos que está apostando no crescimento da cidade. Ele começa a construir em maio dois núcleos (com três aviários cada um) com capacidade para cerca de 120 mil frangos.

¿ Nossa esperança é que Nova Marilândia vá para frente com esse frigorífico ¿ afirmou Luzia Aparecida da Silva, que abriu há quatro meses uma padaria, prevendo faturar mais com a expansão da cidade. ( Lino Rodrigues) Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: Economia Tamanho: 405 palavras Edição: 1 Página: 25 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os direitos reservados