Título: Oposição diverge sobre nova CPI
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 10/04/2008, O País, p. 9

BRASÍLIA. As dificuldades que serão impostas pela maioria governista à nova CPI do Cartão Corporativo no Senado aumentaram a tensão entre senadores da oposição, ontem, durante longa reunião do DEM e do PSDB. Na reunião, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), tentou ponderar sobre os riscos de a oposição se desmoralizar com a abertura de uma nova CPI, mas a maioria decidiu seguir adiante na estratégia de resistir ao rolo compressor do governo e tentar impor constrangimentos à base aliada do presidente Lula.

- Desgastante seria não cumprirmos nosso dever de usar todos os instrumentos de que dispomos para investigar - justificou o líder do DEM, José Agripino (RN).

Em outra frente, os líderes do PSDB e do DEM encaminharam ontem um ofício ao presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, solicitando o exame da conduta da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no caso da montagem do dossiê sobre gastos do governo tucano. A oposição também enviou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, outro ofício pedindo que ele determine à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar também a montagem do dossiê. O pedido da Casa Civil à PF era para que fosse investigado apenas o vazamento dos dados. (Adriana Vasconcelos)