Título: Banqueiros admitem erros,na crise
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 10/04/2008, Economia, p. 27

WASHINGTON. Os maiores bancos do mundo admitiram ontem que cometeram erros ¿ em especial nos Estados Unidos ¿ ao financiar hipotecas de alto risco (subprime) que deflagraram a crise de crédito. Esta está levando os EUA a uma recessão, que implicará a desaceleração do crescimento econômico global.

Ao mesmo tempo, eles assumiram formalmente a responsabilidade de fazer algo para remediar a situação, bem como evitar que as falhas se repitam. Falta de transparência e imprudência quanto aos riscos evidentes foram apontadas como algumas das principais causas da atual turbulência.

O desleixo das agências de classificação de risco também foi considerado um fator determinante, segundo comunicado emitido ontem pelo Institute of International Finance (IIF), que reúne os 375 maiores bancos do mundo.

¿ A liderança de nossa indústria reconhece a sua própria responsabilidade em restaurar a confiança nos mercados financeiros, resolver os problemas que surgiram e prevenir para que eles não voltem a ocorrer ¿ disse Jose Ackermann, presidente do Conselho de Administração do IIF e do Deutsche Bank.

O IIF divulgou ontem documento com recomendações aos banqueiros sobre como agir daqui por diante. José Meirelles Passos, correspondente)