Título: Invadida fazenda da família de deputado do PT
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 14/04/2008, O País, p. 4

RECIFE. O chamado "abril vermelho" começou fervendo em Pernambuco. Vinte fazendas foram ocupadas por trabalhadores rurais sem terra no fim de semana, sendo 18 delas por militantes do MST. Duas outras estão tomadas por lavradores da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf). Juntos, os dois movimentos mobilizaram 3.882 famílias, sendo que quase 19 mil pessoas foram reunidas entre o sábado e a madrugada de ontem. A Fetraf - que, no último dia 31, já havia invadido seis propriedades, acomodando 600 famílias - informou que as duas fazendas nas quais foram montados acampamentos no domingo pertencem ao deputado federal Carlos Wilson Campos (PT-PE). O petista não foi localizado.

A assessoria de imprensa do deputado assegurou que as fazendas Poço do Icó e Planalto não pertencem ao político, mas que foram adquiridas por um irmão dele - no caso, o arquiteto Wilson Campos Júnior, morto no ano passado, que deixou como herdeiros apenas a viúva e três filhos.

Das propriedades ocupadas pelo MST, sete ficam no sertão. Quatro estão no agreste. Sete estão localizadas na zona da mata, onde se concentra a agroindústria açucareira, considerada pelo Incra área de tensão social. As duas maiores invasões ocorreram em terras sertanejas, nas fazendas Baixa Garandi (em São José do Belmonte), onde acamparam 800 famílias, e na Picos (em Petrolândia) onde 300 famílias montaram suas barracas de plástico negro.