Título: UNE comemora e diz que tentará impedir retorno
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 11/04/2008, O País, p. 3

SÃO PAULO. A União Nacional dos Estudantes (UNE) comemorou ontem o pedido de afastamento do cargo do reitor da UnB, Thimoty Mulholland. A presidente da entidade, Lucia Stump, que apoiou os estudantes da UnB desde o início, disse que agora o objetivo do movimento é impedir que o reitor retorne ao cargo. Os estudantes querem ainda a convocação de um congresso "estatuinte" para criar um novo estatuto universitário dando paridade aos estudantes com assento no conselho universitário e tornando as decisões mais transparentes.

- Consideramos o pedido de afastamento do reitor uma das maiores vitórias do movimento estudantil dos últimos tempos. O afastamento do reitor é importante para a continuidade das investigações sobre os desmandos na UnB - disse Lucia.

Para ela, com o afastamento do reitor, a investigação sobre os atos ilegais que cometeu será "mais completa e eficiente". A presidente da UNE espera que o congresso "estatuinte" se realize o quanto antes.

- Não queremos que ele volte mais ao cargo. Assim, caberia ao congresso escolher o novo conselho universitário, e esperamos que já paritário.