Título: Senadores vão ao Japão em missão oficial
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 11/04/2008, O País, p. 11

Chinaglia alega que ele mesmo já esteve no país este ano.

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiu barrar uma nova missão brasileira ao Japão, o que criou constrangimentos para um grupo de deputados. Os parlamentares foram convidados pelo governo daquele país para mais um evento comemorativo dos 100 anos da imigração japonesa. Enquanto o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), autorizou a viagem de quatro senadores, Chinaglia vetou a solicitação de 11 deputados, alegando que em janeiro ele próprio chefiou uma missão ao Japão com o mesmo objetivo.

O veto pegou os parlamentares de surpresa. Internamente, Chinaglia explicou que não tinha como justificar uma segunda viagem de deputados ao Japão num período tão curto. Entre os 11 convidados, três são de origem japonesa: Takayama (PSC-PR), Walter Iihoshi (DEM-SP) e William Woo (PSDB-SP).

- O Chinaglia quer fazer média com a imprensa e dizer que é austero. Mas isso tem limite. Quando ele foi para o Japão, viajou de primeira classe. Agora, estou procurando amigos para patrocinar a minha viagem. Um constrangimento. Se não for ninguém, vai pegar muito mal. Isso não é um vôo da alegria - reagiu Takayama, presidente da frente parlamentar Brasil-Japão.

O evento em Tóquio será no próximo dia 24. O Senado enviará Waldir Raupp (PMDB-RO), César Borges (PR-BA), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Sérgio Guerra (PSDB-PE). Cada um terá diária de US$416 além do bilhete aéreo. Na classe turística, uma passagem para o Japão custa em média R$4.500.