Título: Aécio fala em aproximação com o PMDB em 2010
Autor: Jungblut, Cristiane; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 11/04/2008, O País, p. 12

Governador quer incorporar partido à aliança PSDB-PT-PSB para a prefeitura de BH.

BRASÍLIA. Com a aliança entre PSDB, PT e PSB quase consolidada para a disputa da prefeitura de Belo Horizonte, o governador de Minas, Aécio Neves, agora quer incorporar o PMDB e o PRB nesse projeto, que tem tudo para se transformar no ponto de partida para o lançamento de sua candidatura à Presidência da República. Em jantar oferecido anteontem pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG) em sua homenagem, Aécio fez um convite formal para que o PMDB mineiro se reincorpore à sua base, sinalizando que a reaproximação poderá render frutos em 2010.

- Para mim está claro: se Aécio for candidato a presidente, se lançará como um projeto dos mineiros, por isso ele prega tanto essa união - concluiu Salgado.

No jantar, Aécio teve uma conversa reservada com a cúpula peemedebista. Trocou idéias com o ex-presidente José Sarney, com o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), e com o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Também participaram os líderes do PMDB, deputado Henrique Alves (RN) e senador Valdir Raupp (RO). Aécio disse que vê grandes chances de PSDB e PMDB estarem unidos não só numa aliança para eleger o prefeito de Belo Horizonte como em 2010.

- Eu acredito na convergência nesse momento de enfrentamento dos nossos problemas e solução das nossas dificuldades - confirmou Aécio em entrevista, ontem, durante sua passagem por Goiânia.

Para Hélio Costa, que vê com desconfiança a aliança costurada em Belo Horizonte por Aécio e pelo atual prefeito, o petista Fernando Pimentel, o tucano deixou claro que ainda não tem compromisso com nenhuma candidatura à sua sucessão. Interessado em disputar o governo do estado, Costa reagiu à aliança, desconfiando que poderia camuflar um apoio de Aécio, ainda que de maneira informal, à candidatura de Pimentel ao governo.

- O governador é o rei da chave falsa, deixa tudo quanto é porta aberta - brincava ontem Salgado.

O gesto de Aécio, de tentar integrar o PMDB ao seu projeto político em Minas, aflorou no PMDB a mágoa latente em relação ao prefeito petista. Isso porque, a bancada mineira esperava um contato de Pimentel para dar uma satisfação sobre sua movimentação em Belo Horizonte.

- O partido ficou aguardando um telefonema do Pimentel, mas quem ligou foi o Aécio - disse Salgado.

Na mesma linha, ontem Aécio esteve com o presidente em exercício, José Alencar (PRB), para desfazer um mal-estar entre ambos depois que PSDB e PT se aliaram em torno de Marcio Lacerda (PSB) para concorrer a prefeito sem consultá-lo.