Título: Delegada: caso só depende de laudos
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 12/04/2008, O País, p. 4

Segundo cúpula da Polícia Civil, perícia deve ajudar a concluir apuração.

SÃO PAULO. A delegada seccional Elisabete Sato, que comanda as delegacias da Região Norte da capital, condicionou as conclusões das investigações sobre a morte de Isabella Nardoni ao recebimento dos laudos técnicos, que só deverão ser entregues à polícia na próxima semana. Segundo ela, os laudos periciais é que vão dar o direcionamento no caso.

¿ Enquanto esses laudos não aportarem na investigação, não é possível fazer uma declaração concreta em relação à finalização da investigação ¿ afirmou a delegada, durante entrevista ontem no 9º Distrito Policial, onde estão concentradas as investigações do caso.

A avaliação na cúpula da Polícia Civil paulista é de que os laudos da perícia deverão confirmar que o crime foi cometido pelo pai de Isabella, Alexandre Nardoni, e pela madrasta, Anna Carolina Jatobá Nardoni, libertados ontem. Investigadores disseram que procuraram ¿intensamente¿ pistas ou indícios que colocassem uma terceira pessoa na cena do crime, mas não encontrataram. Por isso, os peritos tiveram que voltar várias vezes ao local do crime para terem certeza do que dirão nos laudos.

Quanto à decisão da Justiça de libertar o casal Nardoni e Anna Carolina, a delegada afirmou que não vê risco de fuga e que o fato não deve atrapalhar a continuidade das investigações. O tempo que os dois permaneceram presos, segundo ela, foi suficiente para dar serenidade ao caso e, agora, nada vai atrapalhar:

¿ A polícia dará uma resposta a esse crime bárbaro. Não falhamos e não nos precipitamos em pedir a prisão do casal. Informamos o que tínhamos no momento em que pedimos a prisão ¿ argumentou ela, lembrando que já foram ouvidas 44 pessoas.

O Instituto Médico-Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) vão divulgar um laudo conjunto sobre a morte da menina Isabella, morta no último dia 29, em um prazo menor que os 30 dias regulares. De acordo com o diretor do Núcleo de Física do IC, Adilson Pereira, a equipe de dez peritos que trabalha exclusivamente no caso deve se reunir nos próximos dias para que seja feito o laudo final. No IML, o trabalho também já está em fase adiantada, afirmou o diretor do Centro de Análises, Exames e Pesquisa do instituto, Carlos Alberto Coelho.

¿ Estamos finalizando o exame na área de toxicologia e anatomia patológica. Os laudos vão estabelecer a causa da morte de Isabella, além dos meios e instrumentos que levaram à morte da menina ¿ afirmou Coelho.

O perito explicou ainda que o IC vai emitir dois laudos: um do Núcleo de Crimes contra Pessoa e um do Núcleo de Identificação Criminal.

www.oglobo.com.br/sp