Título: Lula sobre reeleição: Sou contra porque sou contra
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 12/04/2008, O País, p. 10

Presidente afirma que a oposição trabalha para atrapalhar o país, e que "nunca existiu ou existirá um dossiê".

HAIA (HOLANDA). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou ontem a oposição de agir como estudante e atrapalhar o país, e responsabilizou seus adversários pela polêmica sobre um terceiro mandato. Disse que é "bobagem e falta de assunto da oposição", reafirmando que é contra nova reeleição. Numa longa entrevista no último dia de sua visita à Holanda, Lula disse que quer saber quem "roubou" do Planalto informações confidenciais sobre gastos do governo Fernando Henrique. Ele defendeu a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil. Os principais trechos da entrevista:

OPOSIÇÃO: A oposição pode fazer o que bem entender. O que ela não pode é trabalhar para atrapalhar o país. São pessoas que levantam e vão dormir sonhando que aconteça um desastre para que o Brasil não dê certo, para que o governo não dê certo. A oposição precisa ter o cuidado de tentar não atrapalhar ou não atravancar o crescimento do país tentando obstruir as votações no Congresso. Um partido que já governou este país durante 8 anos ou um partido que já governou este país desde que Cabral aqui descobriu, não pode agir como se fosse estudantes torcendo para que as coisas não darem certo.

VIAGENS PRESIDENCIAIS: Quando a oposição começa a se incomodar com as minhas viagens, ou seja, achando que eu devo ficar no gabinete ouvindo os discursos deles, eu prefiro ouvir o grito do povo na rua, que é muito mais saudável, quente, caloroso. E ao mesmo tempo dando ordem de serviço, porque quando o governo anuncia uma obra, o governo é que nem mandar um filho fazer lição. Se mandar um filho fazer lição e você não ficar até...e ele se tranca num quarto, tudo o que ele não vai fazer é a lição. Tudo o que você define fazer numa obra, se não ficar em cima daquela obra, ela pode parar por qualquer coisa.

DOSSIÊ: Primeiro, desconheço o dossiê. O que estamos fazendo é um banco de dados, que ficará pronto daqui a alguns dias, com todas as informações de tantas ou quantas pessoas tiverem que estar no banco de dados. Se alguém roubou documento oficial de banco de dados e resolveu vender para um jornalista, um jornal ou uma revista como se fosse uma coisa fantástica de um dossiê, como se fosse uma novidade para merecer manchete, nós queremos descobrir quem roubou, sim, porque na lógica do governo nunca existiu e nunca existirá um dossiê.

DILMA: Dilma deve ir na Comissão de Infra-estrutura do Senado falar sobre PAC. Veja, não sei para que ela vai ser convocada...o que é importante é que se ela for, as pessoas estejam dispostas a discutir infra-estrutura. A Dilma é uma ministra extremamente importante, uma coordenadora excepcional, é a mulher que faz o PAC acontecer 24 horas por dia. Por isso eu disse que ela era a mãe do PAC. A Dilma não está forte. Não existe ministro forte em nenhum governo de regime presidencialista.

EXPLICAR DOSSIÊ: A oposição não estará amordaçada. Quem pergunta o que quer, ouve o que não quer.

TERCEIRO MANDATO: Acho uma bobagem e uma falta de assunto da oposição ficar discutindo terceiro mandato. Porque não interessa, não é prudente e a legislação brasileira já prevê apenas uma reeleição. Os que estão agora preocupados com terceiro mandato são os mesmos que aprovaram a reeleição de 1994, são os mesmos que o ano passado achavam que eu não ia terminar meu mandato. Obviamente que, para quem é político, é muito melhor você sair para rua com pessoas gritando "Fica, Lula" do que com alguns "fora o candidato". Quando digo que sou contra terceiro mandato, é porque a democracia é um valor incomensurável e nós não podemos brincar com este valor. Alternância de poder é uma coisa extremamente saudável. O país vai experimentando, experimentando e um dia consegue eleger uma pessoa cada vez melhor que a outra e o país vai progredindo. As pessoas que estão preocupadas com o terceiro mandato, achando ruim, nervosas, são as que não achavam ruim quando os militares ficaram 23 anos no poder. Aliás, usufruíram muito destes 23 anos. Ou são as pessoas que aprovaram a reeleição para o governo passado. Eu sou contra porque sou contra. E não sou contra agora porque sou presidente, não, gente.

NÃO A PLEBISCITO SOBRE MANDATO: Você pode ter plebiscito para discutir célula-tronco, aborto, pena de morte, uma série de coisas. Nós não fizemos um plebiscito para discutir a questão do desarmamento? Agora, acho que qualquer pessoa que se ache imprescindível começa a colocar em risco a democracia. Eu vou repetir: pobre do governante que começa a achar que é insubstituível ou imprescindível, pois está nascendo dentro dele uma pequena porção de autoritarismo ou de prepotência. E isso eu não carrego na minha bagagem política.

BRASIL NÃO É MAIS EMERGENTE: O Brasil, durante muito tempo, amarelou nas suas relações internacionais, criou preconceitos contra si mesmo. Quando converso com um presidente da República, seja ele dos Estados Unidos, da Alemanha ou da França, converso em igualdade de condições. Não é por orgulho, não, é porque ninguém é melhor do que eu, e eu não sou melhor do que ninguém.

FARC: Enquanto a Colômbia não conversar com o Brasil sobre qualquer coisa das Farc, o Brasil não conversa sobre as Farc. O Brasil não se mete onde não é chamado.