Título: Bispos do Rio criticam autoridades
Autor: Borges, Waleska
Fonte: O Globo, 12/04/2008, Rio, p. 16

Eles lamentaram a troca de acusações sobre as responsabilidades.

Em pronunciamento divulgado ontem, os bispos do Rio lamentaram "o espetáculo de recíprocas acusações dos vários poderes, municipal, estadual e federal, em lugar de assumirem a própria responsabilidade (no combate à dengue) e comprometerem-se diretamente para a solução do problema, tomando as devidas providências". O documento diz ainda que as autoridades não tomaram as medidas necessárias no início da epidemia. Os religiosos ainda lamentaram as mortes de tantas crianças e jovens.

De manhã, num encontro no Maracanãzinho, o bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro, secretário regional do estado na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez um discurso criticando a atitude das autoridades diante da epidemia. Aplaudido por uma platéia de cerca de três mil pessoas, a maioria funcionários do estado, dom Filippo disse que reconhece os esforços do poder público, mas chamou a atenção para a falta de medidas que evitassem a epidemia.

No discurso que representava os bispos do estado, Dom Filippo lamentou pelas mortes das crianças e jovens e disse que a Igreja está à disposição na batalha contra a dengue.

- Pedimos a cada pessoa que, neste ano eleitoral, ao discernir e apresentar seu voto, tenha no coração e na mente a dor dos que procuram inutilmente o atendimento médico - disse o bispo.

O Secretario estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, não quis comentar as declarações.

- Eu só polemizo com o mosquito - disse Côrtes.