Título: Estado fará hoje mutirão contra a dengue
Autor: Borges, Waleska
Fonte: O Globo, 12/04/2008, Rio, p. 16

Secretário de Saúde diz que ações terão participação de bombeiros e serão realizadas em 96 comunidades.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou ontem que durante todo o dia de hoje haverá um mutirão contra a dengue em 96 comunidades do estado. A declaração foi feita durante um encontro no Maracanãzinho, que renuiu representantes de diversas secretarias, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil, além de diretores de escolas estaduais. Além dos bombeiros, participarão das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, cerca de 3 mil voluntários. Serão distribuídas sete mil coberturas para caixas-d"água.

Já a secretária estadual de Educação, Teresa Porto, anunciou que as escolas também vão ajudar na conscientização da população para a importância de combate ao mosquito. Segundo ela, desde ontem as escolas já incluíram na agenda as discussões sobre a dengue. De acordo com Teresa, a secretaria vai lançar uma cartilha feita por Ziraldo com informações sobre a dengue. Ela também anunciou que, nas ações do Rio Contra a Dengue 2009, serão feitas gincanas nas unidades de ensino.

Secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc também anunciou novas ações. Segundo ele, será dobrada a coleta de pneus velhos pelas ruas do Rio. Este ano, 60 mil foram recolhidos. Ainda de acordo com Minc, a campanha contra a dengue será divulgada por 150 rádios comunitárias.

- Também vamos assinar um convênio para que as empresas de dedetização combatam, gratuitamente para a população, o mosquito da dengue através de pulverizações - afirma Minc.

Entre as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, o governo estadual também vai distribuir cerca de cinco milhões de folhetos informativos à população. As delegacias e defensorias públicas também vão receber os folhetos.

- Estamos vivendo uma grande epidemia. Temos que fazer um tratamento de guerra - explicou o secretário estadual de Governo, Wilson Carlos de Carvalho.