Título: Mais dor de cabeça para Pequim
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 12/04/2008, O Mundo, p. 43

Índia permite a jovem líder tibetano exilado viajar ao exterior.

NOVA DÉLHI. Um jovem monge budista tibetano de 22 anos ¿ que fugiu do Tibete para a Índia há oito anos ¿ é a mais nova fonte de dor de cabeça para a China. Trata-se do mais provável sucessor de Tenzyn Gyatso, o 14º Dalai Lama, como líder espiritual dos tibetanos. Ogyen Trinley Dorje atende por outro título no budismo tibetano ¿ Karmapa Lama, tão importante quanto o título de Dalai Lama.

Ele é o 17º Karmapa, o segundo mais respeitado líder espiritual do budismo tibetano, após o 14º Dalai Lama. Dias atrás, os chineses levaram mais um golpe em meio à crise com os tibetanos: o 17º Karmapa recebeu permissão da Índia para viajar para o exterior pela primeira vez, e ganhou visto do governo americano, válido por 10 anos.

Com apenas 14 anos, o adolescente fugiu a pé pelas montanhas do Himalaia e chegou em janeiro de 2000 a Dharamsala, sede do governo tibetano no exílio, na Índia. Foi mais um forte abalo nas relações entre Nova Délhi e Pequim e a fuga ganhou as manchetes na mídia internacional. Os indianos tentaram minimizar o impacto da chegada do Karmapa, confinando-o em um monastério e proibindo-o de falar sobre política.

Quase tão reverenciado quanto o Dalai Lama ¿ também considerado Buda vivo ¿ o jovem monge vai projetar sua imagem internacional com uma intensa programação, que inclui sessões de meditação e palestras marcadas entre os dias 15 de maio e 2 de junho.

Durante 18 dias ele visitará as cidades de Nova York, Woodstock (NY), Boulder (Colorado) e Seattle (Washington). Seus seguidores estão espalhados por todo o mundo. O assunto é tão delicado que os governos indianos e chinês mantiveram-se mudos. Mas a TV Indiana anunciava com destaque a primeira viagem do Karmapa, publicada pelo jornal ¿The Times of India¿, que confirmou a notícia com o secretário pessoal do jovem líder tibetano, Dupon Rigpoche:

¿ Sim, Sua Santidade está pronto para a sua primeira turnê pelos Estados Unidos ¿ disse ele.

O 17º Karmapa é líder da Escola Karma Kagyu ¿ uma das quatro do budismo tibetano. Até o século XVII, os Karmapas eram os líderes espirituais e políticos do Tibete. Depois, os Dalais Lamas ¿ líderes da Escola Gelugpa ¿ passaram a substituir os Karmapas. Com 72 anos, o 14º Dalai Lama tem dito que pretende ¿se aposentar¿. Como líder político, seu papel pode ser referendado democraticamente pelo Parlamento tibetano no exílio. Ogyen Dorje é considerado pelos budistas tibetanos a reencarnação de Rigpe Dorje, o 16º Karmapa, morto 1981 em Chicago (EUA). O 17º Karmapa é o único monge do topo da hierarquia budista tibetana cuja reencarnação foi reconhecida tanto pelo governo chinês como pelo 14º Dalai Lama. Recentemente, o Dalai deu uma dica sobre sua sucessão:

¿ Há hoje líderes espirituais que são jovens, têm muita energia e são muito bem preparados. Esses monges podem assumir o papel de líder espiritual.