Título: Após queda de reitor, alunos mantêm ocupação da UnB
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 15/04/2008, O País, p. 5

Conselho adia para hoje escolha de novo dirigente; o ex-ministro Sepúlveda Pertence é um dos cotados.

BRASÍLIA. O Conselho da Universidade de Brasília (UnB) adiou para hoje a escolha de um reitor temporário para conduzir a instituição. Com a renúncia de Timothy Mulholland e de seu vice, Edgar Mamiya, a UnB ficou sem um dirigente e terá de convocar eleições para uma nova administração. O Ministério da Educação (MEC) deu prazo até as 18h de hoje para a apresentação do interino. Se isso não acontecer, o governo designará um reitor provisório. De manhã, os estudantes decidiram continuar a ocupação da reitoria, para pressionar o colegiado a aprovar um modelo paritário para eleger o novo reitor, com peso igual para votos de alunos e de professores.

- Nós também temos capacidade intelectual para formular o que queremos da universidade - disse um dos líderes do movimento, Fábio Félix, estudante de serviço social.

Ontem, o Conselho Universitário tentou eleger um interino para o cargo, mas não houve consenso. Representantes de setores da UnB chegaram a apresentar nomes de candidatos. Professores e alunos defenderam que o sucessor provisório de Timothy tenha idoneidade moral e não tenha integrado a última gestão.

Os mais lembrados foram Décio Munhoz, da economia, e Antonio Ibañez Ruiz, da engenharia mecânica, que já foi reitor da UnB. Também foram mencionados o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), outro ex-reitor da instituição; Sepúlveda Pertence, atual membro da Comissão de Ética do governo, professor da UnB e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); e José Geraldo de Souza Júnior, professor da Faculdade de Direito. Os estudantes não sugeriram um candidato. Antes, querem discutir o perfil do sucessor de Mulholland.

A partir das 14h de hoje, os nomes apresentados serão submetidos a votação. Se não houver consenso, há ainda a possibilidade de se escolher três candidatos. A lista seria levada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para a escolha de um reitor interino.

O Conselho Universitário também votará a proposta de mudança nas regras da eleição para reitor. Hoje, os votos dos professores pesam em 70% na apuração, enquanto de estudantes e servidores, 15% cada.