Título: Cgu vai investigar despesas do reitor da unifesp feitas com cartão no exterior
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 16/04/2008, País, p. 16

Neto informou que devolverá o valor gasto em lojas como Nike e Adidas

Alan Gripp e Bernardo Mello Franco

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Em nova frente de investigação, a Controladoria Geral da União (CGU) vai se debruçar sobre as compras feitas no exterior com cartão corporativo pelo reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ulysses Fagundes Neto. Em 12 viagens por quatro continentes, ele usou o cartão em lojas de artigos esportivos, eletrônicos e cosméticos, como revelou O GLOBO. Neto anunciou ontem que devolverá o que gastou, com exceção das despesas com hospedagem, alimentação e transporte.

O Ministério Público Federal de São Paulo também cobra explicações. O procurador da República Sérgio Suiama enviou a ele um ofício pedindo informações sobre as despesas em lojas da Nike, Adidas e Samsonite, entre outras. As faturas, segundo Suiama, não constam das planilhas enviadas a ele pelo reitor.

A CGU já apontara os gastos do reitor acima do limite de diárias, obrigando-o a devolver cerca de R$15 mil. Agora, os técnicos vão investigar se essas despesas foram de caráter pessoal. Neto gastou R$80 mil. A nova frente de investigação foi aberta por ordem do controlador-geral da União, Jorge Hage.

¿ Gastos de caráter pessoal não serão aceitos em hipótese nenhuma ¿ disse Hage.

O reitor foi ontem a Brasília, onde foi recebido pelo secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, a quem informou que devolverá o dinheiro e prometeu enviar documentos. Ele diz que se hospedou na Disney World para participar de um congresso. Os alunos da Unifesp decidem hoje em assembléia uma agenda de protestos contra as despesas de Neto.

www.oglobo.com.br/pais Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 304 palavras Edição: 1 Página: 8 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os