Título: Mst derruba árvores em fazenda de sp
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 16/04/2008, País, p. 8

SÃO PAULO. As 600 famílias que invadiram a fazenda da Ambev em Agudos, interior paulista, derrubaram ontem os eucaliptos plantados pela empresa e devem começar hoje o plantio de alimentos no local. Coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a ocupação faz parte da ¿abril vermelho¿, uma onda de invasões que mobiliza milhares de sem-terras de 15 estados. Ontem, a última invasão foi no Piauí. Segundo os organizadores, já são 39 em todo o país.

¿ Ainda não houve qualquer incidente, mas o governo não nos chamou para conversar. A gente espera e vai fazer de tudo para que não haja conflito. Nosso objetivo é fazer a reforma agrária, conseguir o crédito para as famílias assentadas, educação ¿ disse José Batista de Oliveira, um dos coordenadores nacionais do movimento, que participou da ocupação da fazenda da Ambev.

Segundo Oliveira, ontem, quando os eucaliptos foram derrubados, houve momentos de tensão, já que a cervejaria teria um grupo de seguranças e teria chamado a polícia para impedir ação dos invasores.

¿ Calculamos que a Ambev tenha 60 seguranças no local. Os seguranças e a polícia foram acionados, mas não houve conflito e está tudo em paz ¿ disse o coordenador sem-terra, em entrevista por telefone ao GLOBO, já fora do acampamento, em Brasília.

A empresa não quis comentar a ocupação. Informou que já havia tomado providências junto às autoridades competentes. O MST afirmou que, até as 19h, não havia recebido notificação judicial de reintegração de posse.

Segundo Oliveira, a fazenda da Ambev foi escolhida como a única propriedade invadida pelo movimento no estado porque já teria sido considerada improdutiva, e o Incra teria encaminhado o caso para desapropriação:

¿ A propriedade tem 4,5 mil hectares, foi vistoriada pelo Incra e considerada improdutiva, sendo encaminhada para desapropriação. Queremos acelerar o processo de desapropriação para a reforma agrária. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 339 palavras Edição: 1 Página: 8 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os