Título: Lula brinca vazamento de informações de discurso
Autor: Vasconcelos, Adriana ; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 16/04/2008, País, p. 14

A prefeitos, presidente diz que teve uma `evolução linguística extraordinária¿

BRASÍLIA. Pelo sexto ano consecutivo, o presidente Lula, acompanhado de 19 dos 37 ministros, participou da marcha dos prefeitos, assinou um pacote de bondades para os municípios e ressaltou a importância das prefeituras na implantação de programas como o Bolsa Família. Lula voltou a reclamar da burocracia no serviço público. Citou a transferência da cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) para os municípios, decidida em 2005, mas até hoje não posta em prática. Disse ter ficado ¿muito zangado¿ com as dificuldades criadas e foi irônico ao falar da Receita Federal, chamando-a de ¿nossa querida guardiã da pátria fiscal¿.

¿ Chegaram até a exigir que tivesse um cara com curso superior para poder cuidar disso. Não que eu não respeite todo mundo com curso superior, mas se o presidente da República não tem um curso superior, por que alguém que vai cobrar de fazendeiro tem de ter curso superior?

Lula discursou por quase uma hora. Brincou com a falta do dedo mínimo e com suas dificuldades com a língua:

¿ Gostaram do en passant? Isso é para magoar aqueles que têm preconceito contra mim. Há uma evolução estupenda, gente. Quem falava ¿menas laranja¿ e agora fala en passant, há uma evolução lingüística extraordinária.

O bom-humor de Lula contrastava com a sisudez de Dilma, que poucas vezes sorriu. Ele brincou até com ¿vazamento de informações¿. Ao explicar por que não leria o discurso todo, disse que as informações deveriam ter vazado para os que falaram antes. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 301 palavras Edição: 1 Página: 14 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os direitos