Título: Executiva da pt desautoriza ação por 3 mandato
Autor: Vasconcelos, Adriana ; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 16/04/2008, País, p. 14

Partido aprova ainda resolução com ameaça de veto à aliança com PSDB em Belo Horizonte

Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. Um dia depois de o prefeito de Recife, João Paulo (PT), ter defendido um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro de prefeitos petistas, a Executiva Nacional do partido aprovou ontem nota reafirmando a posição contrária a propostas de mudança constitucional envolvendo esse tema, e desautorizando manifestações nesse sentido por parte dos filiados.

A intenção é desestimular o movimento articulado por João Paulo e pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), além de outros petistas. O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), disse é preciso deixar claro que essa não é a posição do partido.

¿ Reafirmamos a posição do PT, desautorizando que qualquer manifestação que tenha caráter meramente pessoal seja vinculada à posição partidária.

A nota diz que a ¿aprovação popular ao nosso governo e a extraordinária popularidade do presidente Lula não incentiva a repetir a manobra antidemocrática de FHC, PSDB e PFL (atual DEM) na década passada¿.

A Executiva aprovou ainda resolução afirmando que a aliança entre o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT) em torno das eleições deste ano em Belo Horizonte está em desacordo com as orientações nacionais do partido e terá que ser analisada pela Executiva Nacional. ¿Tal entendimento deve ser imediatamente comunicado ao Diretório Municipal de Belo Horizonte e ao Diretório Estadual de Minas, solicitando a este último uma posição formal sobre o assunto e reafirmando que a decisão de BH depende de posterior deliberação da instância nacional. A CEN irá se reunir no próximo dia 24 de abril para ouvir as partes e deliberar¿, diz a resolução. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 304 palavras Edição: 1 Página: 14 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos