Título: Foram os especuladores que quiseram especular, diz Lima, culpando mercado
Autor: Tavares, Mônica ; Ribeiro, Erika
Fonte: O Globo, 16/04/2008, Economia, p. 30

Lima deu declarações diferentes sobre a área Carioca

Desde que o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, anunciou a possibilidade de haver 33 bilhões de barris de petróleo na área batizada de Carioca, na segunda-feira, diferentes versões sobre a origem da informação foram levantadas. Naquela manhã, no Rio, Lima afirmou que havia obtido os dados informalmente da operadora do bloco (no caso, a Petrobras). No fim da tarde, a ANP divulgou nota em que afirmava que o diretor se baseara em um artigo da revista americana ¿World Oil¿. Ontem, em Brasília, Lima disse em uma audiência no Senado que não fez anúncio e que ¿os especuladores é que quiseram especular¿.

O artigo da revista em questão é de autoria de Arthur Berman e foi publicado em fevereiro deste ano, com o título ¿What's new in exploration¿ (¿O que há de novo no setor de exploração¿). Berman analisa três recentes descobertas na camada abaixo do nível do sal da Bacia de Santos ¿ Tupi, Júpiter e Carioca, a qual chama de Carioca/Pão de Açúcar. Ele cita um relatório do UBS Pactual de dezembro e o site especializado Next Energy News, para embasar suas avaliações. Os 33 bilhões de barris seriam a média das estimativas de 25 bilhões a 40 bilhões de barris. O autor não entra em detalhes sobre o relatório, mas cita o trecho do site em que, ¿segundo funcionários da Petrobras, o campo de Pão de Açúcar poderia produzir até 40 bilhões de barris de petróleo.¿ A notícia foi postada no site em 17 de dezembro de 2007, e não fala em área de Carioca.

A confusão fica ainda maior quando se consideram os dois relatórios de analistas ¿ do UBS e do Credit Suisse ¿ divulgados em dezembro. No relatório do UBS, o analista Gustavo Gattass analisa quatro blocos exploratórios contíguos em uma área de acumulação de petróleo na Bacia de Santos a que ele chamou de Pão de Açúcar. Carioca ficaria em um daqueles blocos, o BM-S-9. Os quatro blocos juntos teriam reserva potencial de 52,163 bilhões de barris de óleo equivalente (inclui óleo e gás). Já no relatório do Credit Suisse, o analista Emerson Leite avalia que Carioca/Pão de Açúcar poderia ter entre 12 bilhões e 24 bilhões de barris de petróleo. Até agora, a Petrobras não confirmou as reservas.