Título: Programa treinará 6 mil jovens
Autor: Pires, Luciano
Fonte: Correio Braziliense, 07/05/2009, Economia, p. 25

Parceria entre governo federal e GDF vai proporcionar a capacitação de desempregados entre 18 e 29 anos e deve favorecer a inclusão de pelo menos 1,8 mil trabalhadores no mercado local. Inscrições começam dia 18

Em busca do primeiro emprego ou de mais espaço no mercado de trabalho, jovens do Distrito Federal terão a oportunidade de receber treinamento especializado em áreas onde a carência de mão de obra qualificada emperra as contratações. Dois projetos lançados ontem pelo GDF, o Projovem e o Jovem Empreendedor, pretendem qualificar estudantes de todos os níveis como forma de estimular e ampliar a cultura empreendedora em regiões do DF (leia abaixo).

O Projovem atenderá a pessoas desempregadas de 18 a 29 anos que concluíram ou estão cursando os ensinos fundamental e médio. Os candidatos têm de comprovar renda familiar de até um salário mínimo para participar. Serão oferecidos cursos no segmento de alimentação, vestuário, vendas de varejo, turismo e hospitalidade. Há ainda um módulo serviços pessoais, com aulas de cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação e maquiagem.

A meta é qualificar 6 mil jovens e encaminhar ao mercado de trabalho, pelo menos, 1,8 mil. Os cursos terão duração de seis meses com carga horária de 350h. O aluno receberá kit com camiseta, mochila e material didático, contará com transporte, lanche, seguro de vida durante o programa e uma bolsa de R$ 100 ¿ dinheiro sacado com o Cartão Cidadão nas agências do Banco do Brasil. O Projovem exige frequência mínima de 75%. As inscrições começarão no dia 18 deste mês nas Agências do Trabalhador. As aulas vão acontecer em Sobradinho II, Riacho Fundo II, Samambaia, Paranoá, Ceilândia Sul, Ceilândia Norte, São Sebastião e Gama.

O financiamento do projeto é feito em parceria com o governo federal, por meio de recursos repassados pelo Ministério do Trabalho, e coordenado pela Secretaria de Trabalho do DF. O governador José Roberto Arruda disse que a intenção é oferecer mais programas desse tipo e atender todos os jovens no DF. ¿O objetivo é aumentar a qualificação profissional e com isso aumentar o emprego¿, explicou.

O outro programa lançado ontem, o Jovem Empreendedor, quer preparar 2.750 estudantes e funcionários das Associações Comerciais do DF. Voltado ao empreendedorismo, o projeto busca atrair especialmente estudantes do curso de administração. Há módulos aplicados pela internet e uma etapa de estágio que beneficiará os 136 alunos que alcançarem os melhores resultados.